Alunos de escola pública do Pará alcançam notas impressionantes na prova de redação no Enem 2023

Os estudantes da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, no Pará, já foram destaque no ano passado. Na época, o Nota publicou uma matéria sobre os resultados dos alunos na prova de redação do Enem. Releia AQUI.

Na edição passada, 64 deles foram aprovados em universidades federais e 26 alcançaram mais de 900 pontos no exame. Este ano, no entanto, o número praticamente triplicou. Foram 75 estudantes que tiraram mais de 900 pontos na redação. Pelo menos 200, contabilizados até agora, conseguiram notas maiores que 780.

Leia também: Estudante que alcançou nota máxima na redação do Enem 2023 teve como inspiração Clarice Lispector e Simone de Beauvoir

A professora Ione Franco é uma das responsáveis por esse sucesso. Ela é formada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e acompanha constantemente a escrita dos alunos em sala de aula.

Mesmo que o tema da prova de redação do Enem 2023 – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” -, tenha inicialmente assustado muitos candidatos, o assunto abordado era muito próximo das suas realidades: “Eles convivem com as mães, com as avós, que vivenciam essas vidas de trabalhar, de cuidar da casa, de ser ou não valorizada. Eles têm esse conhecimento de mundo”, relatou a professora. Assim, o domínio da escrita do tema proposto não apresentou dificuldades, já que eles faziam reflexões constantemente em sala de aula.

No momento, os estudantes aguardam os resultados dos vestibulares e processos seletivos, como Sisu e Prouni, que abrem as inscrições nas próximas semanas. Enquanto isso, a professora permanece incentivando e confiando no potencial de seus alunos.

Fonte

Related posts

“Escrever é forjar saídas criativas”: Entrevista com Fábio Franco, autor de “Faça de Tudo Para Não Precisar de Coragem”

“A vida é uma maratona”: Drauzio Varella ganha documentário inspirador sobre sua trajetória

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza