10 livros indicados por Martinho da Vila

A série “Ilustre Leitor”, promovida pelo Parque de Ideias, recebe personalidades para conversar sobre livros. Após, os títulos sugeridos pelos convidados são doados e incorporados ao acervo da biblioteca. Em setembro de 2023, no Teatro da Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro, o convidado foi o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila. No encontro, conduzido por Márcio Debellian, o artista comentou sobre suas composições, contou histórias familiares e indicou 10 livros fundamentais na sua formação.

Leia também: Martinho da Vila lança coleção de livros para o público infantojuvenil sobre grandes nomes do samba

Confira os livros:

1. Memórias de Teresa de Jesus, de Martinho da Vila

Sinopse: O livro se abre como um jogo literário interessante e insere no repertório das letras brasileiras a memória de uma família negra, em movimento que me remete ao pássaro sankofa, um adinkra com o seu corpo voltado para frente e a face voltada para trás. Aprender com o passado e melhorar o futuro, a ancestralidade reside nos três tempos, passado, presente e futuro. Que as Memórias de Teresa de Jesus sirvam de estímulo para que outras famílias se contêm. O convite está feito, uma vez que o prazer da leitura deste livro é garantia certa. ― Vagner Amaro (Editor da Malê)

Compre AQUI!

2. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral

Sinopse: O livro faz um cuidadoso levantamento da história das escolas de samba do Rio de Janeiro desde as suas origens, com detalhes sobre o papel dos sambistas pioneiros e o desenvolvimento das escolas: do preconceito e das perseguições policiais até se tornarem protagonistas do chamado maior espetáculo da terra. Além disso, traz entrevistas com alguns personagens marcantes do samba como Ismael Silva, Bide, Cartola, Carlos Cachaça, Raul Marques, Candeia, Martinho da Vila, Fernando Pamplona e outros. Traz também todos os resultados dos desfiles desde 1932 até 2011.

Compre AQUI!

3. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Sinopse: O tom assumido na obra, bem como as técnicas empregadas na composição romanesca, são alguns dos fatores que justificam o lugar de Machado de Assis entre os maiores escritores do século XIX. Neste romance repleto de digressões filosóficas, o escritor se vale da posição privilegiada de Brás Cubas, que, como defunto autor, narra as suas desventuras e revela as contradições da sociedade brasileira do século XIX, por meio de uma análise aprofundada de seus personagens.

Compre AQUI!

4. Os Bruzundangas, de Lima Barreto

Sinopse: Os Bruzundangas é um livro de crônicas satíricas em que há a criação de um país fictício, no qual impera a desigualdade social, o mau uso do bem público, o nepotismo, por fim, uma crítica contundente à sociedade brasileira e seus representantes ― na política e na cultura ― na primeira metade do século XX, porém não é de se estranhar a aproximação temática com os dias de hoje. O livro de Lima Barreto, publicado postumamente, ainda permanece atual, o que permite uma reflexão sobre as diretrizes que persistem em nossa sociedade.

Compre AQUI!

5. Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach

Sinopse: Um dia, enquanto pensava sobre a vida, o ex-piloto da Força Aérea americana Richard Bach escutou uma voz misteriosa que começou a lhe contar a história de uma gaivota que queria voar mais alto e mais rápido. Impressionado com a inexplicável inspiração, Bach escreveu tudo o que ouviu. Ao final, tinha em mãos uma das obras mais populares e importantes das últimas décadas: Fernão Capelo Gaivota, uma aventura emocionante sobre liberdade, que influenciou, motivou e mudou para melhor a vida de milhões de pessoas no mundo todo.

Compre AQUI!

6. 1808, de Laurentino Gomes

Sinopse: O propósito desse livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil, a fim de devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. ‘1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil’ é o relato de um dos principais momentos históricos brasileiros.

Compre AQUI!

7. Chatô, o Rei do Brasil, de Fernando Morais

Sinopse: O livro conta a história da vida vertiginosa de um dos brasileiros mais poderosos e controvertidos deste século. Dono de um império de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão – os Diários Associados – e fundador do MASP, Assis Chateaubriand, ou apenas Chatô, sempre atuou na política, nos negócios e nas artes como se fosse um cidadão acima do bem e do mal. Mais temido do que amado, sua complexa e muitas vezes divertida trajetória está associada de modo indissolúvel à vida cultural e política do país entre as décadas de 1910 e 1960, magistralmente recriada neste Chatô, o rei do Brasil.

Compre AQUI!

8. Jubiabá, de Jorge Amado

Sinopse: Publicado em 1935, quando o autor tinha apenas 23 anos, Jubiabá constitui um verdadeiro romance de formação e trata de um dos temas mais caros ao escritor – a força da cultura afro-baiana contra a opressão política e as injustiças sociais -, atestando o vigor narrativo de Jorge Amado e seu talento para a criação de personagens vívidos e inesquecíveis.

Compre AQUI!

9. O Compadre de Ogum, de Jorge Amado

Sinopse: A narrativa começa com a prostituta Benedita, que, depois de longa ausência, aparece com um bebê nos braços e, antes de desaparecer de novo, entrega-o ao negro Massu, que ela alega ser o pai da criança. Massu, que vive de fretes, precisa batizar o menino antes que complete um ano. Escolhida a igreja e a madrinha, resta o problema maior: eleger o padrinho da criança. Para não melindrar nenhum amigo, Massu consulta os orixás, e o próprio Ogum decide ser o padrinho. A situação põe em polvorosa a comunidade boêmia de Salvador. Mães e filhas de santo, prostitutas, jogadores, todos se mobilizam para o grande acontecimento, embora nem sempre os planos ocorram da maneira programada.

Compre AQUI!

10. 20 Contos e uns trocados, de Ney Lopes

Sinopse: Com uma fluência que nos remete ao ritmo do mestre do samba, 20 CONTOS E UNS TROCADOS apresenta ao leitor um universo marginal e fascinante, em textos que reproduzem a oralidade popular de forma autêntica e marcante. 

Compre AQUI!

Confira o vídeo:

Fonte

Related posts

5 livros de Marcelo Rubens Paiva: autor de “Ainda Estou Aqui”

5 livros de Manoel de Barros para conhecer e ler

7 livros que a ditadura militar censurou — e que você deveria ler