100 anos de Italo Calvino: 6 curiosidades sobre o autor das imaginações invisíveis

Vamos celebrar os 100 anos de um dos maiores autores de todos os tempos? Italo Calvino, nascido em Cuba, cresceu na Itália e tornou-se um dos mais importantes escritores de todos os tempos. O mestre completou 100 anos! Com um texto ágil e uma sensibilidade única, o autor é conhecido e reconhecido pela incrível habilidade imaginativa, que faz da literatura uma experiência de invenção – pra quem escreve e pra quem lê.

Separamos algumas curiosidades e algumas dicas para você ler do autor!

6 Curiosidades sobre Italo Calvino

  • Nasceu em Cuba, mas é de família italiana
  • foi a ovelha negra da família que preferia as ciências às letras
  • Comunista, abandonou a faculdade pra lutar contra o fascismo na Segunda Guerra
  • Depois do primeiro sucesso, quase desistiu de escrever
  • Deu nome a uma cratera de Mercúrio e tem um asteroide chamado 22370 Italocalvino
  • Foi o mais traduzido em sua época

Veja mais curiosidades aqui

4 livros de Italo Calvino para você ler:

Cidades Invísiveis

Cidades Invisíveis, publicada em 1972, é uma obra especial dentre as muitas maravilhosas obras de Calvino. A partir de acontecimentos e personagens históricos que realmente existiram, o autor imagina diálogos e reescreve a História: Marco Polo, o famoso mercador, explorador e viajante italiano do século XIII, conversa com Kublai Khan, imperador dos tártaros que dominou grande parte da Ásia Oriental neste mesmo século.

Leia a resenha completa aqui!

O Cavaleiro Inexistente

Italo Calvino põe em marcha toda a sua habilidade construtiva e capacidade alegórica, mas também a sua verve humorística, para contar as aventuras e desventuras de Agilulfo Emo Bertrandino dos Guildiverni e dos Altri de Corbentraz e Sura, o cavaleiro inexistente da corte de Carlos Magno.

Se um viajante numa noite de inverno

Italo Calvino faz do próprio Leitor seu personagem principal, cuja grande missão é ler romances. E tal como você, leitor(a), ele compra um exemplar de Se um viajante numa noite de inverno e se vê imerso em uma trama fascinante, cheia de mistério e expectativa, mas que se interrompe por volta da página 30. Há um erro de encadernação e é preciso voltar à livraria e trocar o exemplar para prosseguir a leitura. Assim começam os obstáculos que o herói vai encontrar: erros de encadernação, roubo de livro, suicídio do autor, confisco, uma prisão inesperada.

Visconde Partido ao Meio

O livro conta a história de Medardo di Terralba, o voluntarioso visconde que, na defesa da cristandade contra os turcos, leva um tiro de canhão no peito, mas sobrevive, ficando absurdamente partido ao meio. A metade direita atormentada pela maldade, e a esquerda, pela bondade. “Ainda bem que a bala de canhão dividiu-o apenas em dois”, comentam aliviadas suas vítimas.

Related posts

Novela de Thomas Mann: o fascismo é capaz de hipnotizar?

8 curiosidades sobre o escritor Eduardo Galeano

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?