6 livros para entender a relação entre os livros e a Segunda Guerra Mundial

Você já parou para pensar como os livros estão presentes nos principais acontecimentos do mundo? Eles não só registram essas histórias, como também fazem parte dela! Guerras, revoluções, eventos políticos e sociais, e outros momentos icônicos e históricos possuem relação direta com este que é um dos meios de comunicação e expressão mais antigos que conhecemos. Inclusive, os livros podem fazer a gente entender a relação entre eles e a Segunda Guerra Mundial.

Pois é. Um desses eventos históricos, que carrega uma relação muito íntima com os livros e a literatura, é a Segunda Guerra Mundial. Afinal, enquanto os soldados alemães roubavam e destruíam livros, os Estados Unidos criaram um programa para enviar livros aos seus soldados. Interessante, não é mesmo?

É por isso que criamos uma lista com 6 livros que contam, de alguma forma, algum destes episódios. São romances e livros de não-ficção que com certeza farão você compreender a importância desses acontecimentos. Afinal, Heinrich Heine, poeta alemão, já dizia “Onde se queimam livros, acaba-se queimando pessoas”.

1- Ladrões de livros: A história real de como os nazistas roubaram milhões de livros durante a Segunda Guerra – Anders Rydell 

Escrito pelo jornalista sueco Anders Rydell, o livro Ladrões de livros: A história real de como os nazistas roubaram milhões de livros durante a Segunda Guerra narra com detalhes como os soldados nazistas efetuaram grandes saques em bibliotecas, livrarias e acervos pessoas do povo judeu, durante a Segunda Guerra Mundial.

Anders busca compreender qual era a verdadeira intenção dos alemães com esses saques e como isso contribui para a perda cultural e política dos povos perseguidos pelo nazismo e, também, para o mundo. Além disso, acompanha como um time de bibliotecários busca devolver exemplares de livros às vítimas do Holocausto e suas famílias. Uma narrativa que presentifica este fato tão triste da humanidade. 

Compre o livro aqui!

2- Os homens que salvavam livros: A luta para proteger os tesouros judeus das mãos dos nazistas. – David E. Fishman 

Enquanto alguns destroem, outros tentam salvar. No livro Os homens que salvavam livros: A luta para proteger os tesouros judeus das mãos dos nazistas, David E. Fishman narra a história dos habitantes do gueto de Vilna, na Lituânia, que criaram uma brigada para proteger os livros e manuscritos da cultura judaica dos nazistas. Depois, também tiveram que protegê-los das mãos dos soviéticos. O episódio é narrado a partir de documentos como diários, cartas, memórias, além de entrevistas do autor. 

Compre o livro aqui!

Leia também: A incrível história da cachorrinha que salvou 250 soldados na Segunda Guerra Mundial

3 – A menina que roubava livros – Markus Zusak

É isso mesmo! A menina que roubava livros está na nossa lista. Esse best-seller, que até virou filme e faz muita gente chorar, mostra muito bem, através de uma narrativa romanceada, alguns acontecimentos que envolveram os livros na Segunda Guerra Mundial. Na narrativa, Liesel, uma garotinha, rouba livros, muitos que seriam queimados, para se entreter enquanto se esconde dos horrores da Guerra. E são as páginas dos livros, e algumas certas amizades, que a permitem sobreviver. Um livro sensível e que, se você ainda não leu, deveria.

Compre o livro aqui!

4- Queimando livros: Uma história sobre o ataque ao conhecimento – Richard Ovenden 

Outro livro que retrata como os livros foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial é Queimando livros: Uma história sobre o ataque ao conhecimento. Mas o interessante é que este livro destaca não só episódios dessa Guerra, mas de outros momentos de conflito no mundo, onde os livros foram massacrados. No capítulo “A Brigada de Papel” Richard Ovenden resume alguns acontecimentos históricos, como a queima de livros de maio de 1933, realizada por universitários em toda a Alemanha, e a brigada dos habitantes do gueto de Vilna, além de trazer alguns interessantes. Por exemplo, estima-se que mais de 100 milhões de volumes foram destruídos nos doze anos do período de domínio nazista na Alemanha, de 1933 até 1945.

Compre o livro aqui!

Leia também: “Colaboração horizontal”: romance proibido em meio à Ocupação na Segunda Guerra Mundial

5- – Molly Guptill Manning 

Pouca gente sabe, mas os norte-americanos criaram um programa, denominado Armed Services Editions, que enviava para as tropas norte-americanas, que estavam no front,  livros de para que eles pudessem se entreter. É esta a história contada por Molly Guptill Manning no livro Quando os livros foram à guerra: as histórias que ajudaram os Aliados a vencer a Segunda Guerra Mundial. Esses livros enviados eram pequenos, de bolso, para que fossem transportados pelos soldados de forma fácil.

Segundo a autora, foram editados mais de 120 milhões de livros especiais e eles eram de todos os tipos, dos clássicos aos populares, de escritores como Charles Dickens e F.Scott Fitzgerald, por exemplo. Mas não pense que essa foi uma iniciativa ingênua, pois muitos dos livros tratavam sobre a liberdade e independência, incentivando os jovens a marcharem para as batalhas. 

Compre o livro aqui!

A bibliotecária dos livros queimados – Brianna Labuskes 

A bibliotecária dos livros queimados é um lançamento fresquinho em terras brasileiras. O romance histórico traz a perspectiva de vários acontecimentos que envolveram o livro na Segunda Guerra Mundial, trazendo a perspectiva de três personagens. Althea James é uma escritora norte-americana que é convidada pelos alemães a conhecer o país, que, no início da década de 1930, está começando a sua abertura para o nazismo.

Já Hannah Brecht está na França de 1936, fugida da Alemanha, onde se dedica à Biblioteca Alemã da Liberdade, que busca resgatar os livros censurados pelos nazistas. Já, em 1944, Vivian Childs trabalha no projeto Armed Services Editions, que envia os livros para os soldados norte-americanos nos campos de batalha. Em algum momento, a vida dessas três mulheres que amam livros vão se encontrar. Um livro muito interessante para quem gosta do tema e quer entendê-lo de uma forma mais ficcionalizada. 

Compre o livro aqui!

E aí, gostou da nossa lista? Conhece mais algum livro que trata do tema? Não deixe de comentar e compartilhar a sua opinião!

Related posts

8 curiosidades sobre o escritor Eduardo Galeano

5 livros sobre feminismo e negritude indicados pela ativista Simone Nascimento

5 autoras para conhecer a literatura sul-coreana contemporânea