10 bibliotecas criativas e inusitadas espalhadas pelo mundo

1) Biblioteca no Tanque de Guerra – O formato é de um tanque de guerra e tem até um canhão, mas toda a lateral é repleta de prateleiras, em que são dispostos até 900 livros, com os mais diversos temas e estilos. Não é necessário pagar nada pelos exemplares, apenas se comprometer com a leitura. A biblioteca percorre as ruas de Buenos Aires, na Argentina. Veja a matéria completa AQUI

2) Bibliotecas em ônibus, paradas e terminais – Também funcionam como lugares de compartilhamento de livros. Um estímulo à leitura para quem precisa se deslocar e quer aproveitar o tempo livre.

Em 2017, foi criada pelo professor Rafael Pontes Lima, no Macapá (AP), a biblioteca de doações e compartilhamentos de livros para os usuários do transporte coletivo.

Em Uberlândia (MG), tem o ‘ônibus- biblioteca’. Cada dia ele cumpre um itinerário pelos bairros da cidade. O serviço de empréstimo de livros é gratuito, mediante cadastro.

3) Biblioteca no táxi –Em 2020, um taxista de Fortaleza, Francisco Carlos da Silva, resolveu adotar a iniciativa e começou a receber doações. Nessa experiência, o passageiro pode desfrutar da leitura enquanto faz o percurso ou até levar o livro para casa, já que, ao final do trajeto, o taxista distribuía os exemplares. Veja a matéria completa AQUI.

4) Biblioteca no barco – Aliando lazer e cultura, um pequeno barco pesqueiro de madeira foi transformado numa pequena biblioteca para compartilhamento gratuito de livros em frente ao mar. Localizado em Cala Portalga, em Polignano a Mare, às margens do Mar Adriático, na Itália. Confira a matéria completa AQUI.

5) “Ciclotecas” (Bicicleta + Biblioteca) – Nesse caso, a bicicleta funciona como uma biblioteca transportando livros para diversos lugares. Para conhecer um projeto no interior do Acre clique AQUI.

6) Biblioteca no avião- Um avião abandonado, da empresa Mexicana de Aviação, foi transformado numa biblioteca digital e escola de programação infantil no centro da praça de Álvaro Obregón, em Iztapalapa, no México. Confira AQUI.

7) Bibliotecas sobre camelos, mulas e jegues – Embora sejam criticadas, muitas vezes, elas são as únicas formas de transporte de livros em regiões de difícil acesso. No entanto, os responsáveis pelos projetos não deixam de se preocupar com os animais. Junto com os livros, eles fazem a diversão das crianças. Veja a matéria completa AQUI.

8) Biblioteca na árvore –Quando a árvore centenária, um álamo, morreu, a bibliotecária Sharalee Armitage Howard transformou parte do tronco em uma minibiblioteca gratuita, na cidade de Coeur d’Alene, em Idaho, nos EUA. Veja a matéria completa AQUI.

9) Minibiblioteca – Instalada em 2013, a minibiblioteca está localizada em Nova York, nos EUA. Ela conta com 40 livros e tem capacidade para um leitor de cada vez.

10) Há ainda outras iniciativas de compartilhamento de livros como geladeiras, caixinha de correio, entre outros. Para conhecer mais CLIQUE AQUI.

Fonte
Fonte

Related posts

8 curiosidades sobre o escritor Eduardo Galeano

5 livros sobre feminismo e negritude indicados pela ativista Simone Nascimento

5 autoras para conhecer a literatura sul-coreana contemporânea