Um vídeo de uma estudante baiana do 3º ano do ensino médio, Mariana Santos, de 18 anos, viralizou após fazer um tour pelas instalações da sua nova escola, no bairro Aviário, em Feira de Santana, na Bahia. O vídeo tem quase 4 milhões de visualizações no Tik Tok e foi repostado por vários perfis em outras redes sociais.
Leia também: 5 bons exemplos para conhecer e admirar a educação pública do Nordeste
O local filmado pela estudante é o Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana (CETIFS), inaugurado recentemente pelo governo da Bahia. A estrutura é impressionante, possui laboratório, piscina, quadra esportiva, pista de atletismo, biblioteca, teatro e todas as salas de aula possuem ar-condicionado. A estudante destacou as homenagens no fundo de todas as salas: painéis com frases e fotos de diversas personalidades, como Irmã Dulce, Carlinhos Brown, Ruy Barbosa, Luiz Gonzaga, João Ulbado Ribeiro, Aldir Blac, Dorival Caymmi, Dona Canô e outros. Além disso, a escola também é adaptada para pessoas com deficiência visual.
Confira o vídeo:
No primeiro vídeo, ela percorre a escola antiga, também localizada no mesmo bairro, mostrando diversos problemas existentes como ventiladores quebrados e carteiras precárias, banheiros sem fechaduras nas portas e até fios de alta tensão expostos para, logo após, apresentar o novo colégio. No entanto, após ser questionada se a escola era particular, a garota voltou a gravar no CETIFS para dar mais detalhes do local, gerando o segundo vídeo (acima).
Veja o primeiro vídeo:
No dia da gravação, Mariana, contou em entrevista, que alguns acabamentos ainda estavam sendo finalizados na unidade: “Eu posso dizer que ela já está toda pronta, inclusive no dia que fiz a gravação, o pessoal estava dando alguns acabamentos, tanto que eu não consegui filmar tudo. Digo que tudo que eu vi me impressionou, principalmente pela proporção que a escola agora tem, porque agora temos laboratório, piscina, esportes, biblioteca muito linda e isso acaba incentivando o aluno a querer estudar mais”, comentou a estudante.
Conforme reportagem, além de Feira de Santana, há mais 17 escolas do mesmo padrão na Bahia. Algumas não possuem piscina semiolímpica e pista de atletismo, mas todas seguem a mesma estrutura, incluindo as unidades que já foram ou estão sendo reformadas. Todas públicas!
Após repercussão, outro vídeo foi repostado no Instagram da instituição: