Estudante alcança nota máxima na redação do Enem 2022 citando Djamila Ribeiro

Juliana Moreau de Almeida Soares, de 18 anos, natural de Minas Gerais, moradora de Itamaraju, na Bahia, foi uma das candidatas que alcançou a nota mil na redação do Enem 2022.

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Com o tema da prova “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, a estudante utilizou como repertório a filósofa contemporânea Djamila Ribeiro. Além disso, também fez referência ao filósofo Sêneca e às quebradeiras de coco, comunidade tradicional brasileira.

Assim que terminou o Ensino Médio, a aluna do colégio Crescer prestou Enem e conseguiu um excelente desempenho, garantindo sua aprovação em 1 º lugar no curso de Medicina, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Confira alguns trechos da prova:

Na introdução, a estudante destacou a importância do trabalho das quebradeiras de coco como exemplo de uma comunidade tradicional:
“Declarado patrimônio imaterial brasileiro, o ofício das quebradeiras de coco é exemplo da preservação de conhecimentos populares que marcam a cultura, a economia e as relações interpessoais dos povos envolvidos. Similarmente, muitos outros grupos tradicionais possuem saberes de extrema importância e, no entanto, não recebem o respeito merecido, o que cria uma urgente necessidade de promover a valorização dessas comunidades. Nesse contexto, é válido analisar como a negligência estatal e a existência de uma visão capitalizada da natureza representam desafios para a resolução de tal problemática.”

No trecho do desenvolvimento, Juliana critica a falta de discussão sobre o assunto e reforça a argumentação citando a filósofa:
“Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante do descaso em relação às culturas tradicionais. Para a pensadora contemporânea Djamila Ribeiro, é preciso tirar as situações da invisibilidade para que soluções sejam encontradas, perspectiva que demonstra a falha cometida pelo Estado, uma vez que existe uma forte carência de conscientização popular sobre o assunto – causada pelo baixo estímulo governamental a essas discussões, tanto nas salas de aulas quanto no âmbito político.”

Veja a redação completa e comentada AQUI.

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