10 livros essenciais na formação de Elisa Lucinda

Na série Ilustre Leitor, Márcio Debellian conversa com pessoas do mundo da arte e da cultura sobre 10 livros que foram fundamentais na sua vida e na sua formação. Nesse encontro, a atriz e escritora Elisa Lucinda lembra histórias e leituras da infância e comenta sobre o processo da escrita de seus livros e sobre a seleção literária escolhida. O encontro aconteceu em 24 de maio de 2022, no Teatro da Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro.

Leia também: 10 livros que influenciaram a formação de Gilberto Gil

Confira os títulos:

Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato

O livro conta a viagem que Pedrinho, Narizinho, Visconde, Quindim e Emília fazem até o País da Gramática. Lá eles aprendem a língua portuguesa de um jeito muito divertido, usando a imaginação e a criatividade. Desse modo, ficam sabendo sobre a origem e o significado das palavras e como escrevê-las corretamente, formando frases coerentes e coesas. Como o livro foi lançado pela primeira vez em 1934, muitas regras e conceitos gramaticais antigos foram atualizados e comentados.

Compre aqui!

Pollyanna Moça, de Eleanor H Porter

Esse livro dá continuidade ao primeiro romance. A fama de Pollyanna ultrapassa os limites de Beldingsville. Quando recebe um convite para passar uma temporada em Boston, novas experiências vêm enriquecer sua vida. Ela passa a conviver com pessoas interessantes, faz amizades, ensina e aprende muito, descobre o amor e experimenta a inquietação, as dúvidas e as emoções.

Compre aqui!

Texturas: sobre leituras e escritos, de Ana Maria Machado

Com o intuito de discutir leituras, livros e personagens, a autora reuniu artigos, ensaios, palestras e prefácios nesse livro. Textos distintos, mas que reunidos formam um conjunto de ideias a respeito dessas questões.

Vastas emoções e pensamentos imperfeitos, de Rubem Fonseca

Com esse livro, Rubem Fonseca abre o caminho para um mundo onde a realidade e a ficção, o sonho e a vigília, se confundem numa intrigante história cujo pano de fundo é o cinema. Estão presentes todos os elementos que consagraram o autor – o ceticismo, a concisão, a aguda percepção da realidade e o absoluto domínio da história, cuja agilidade e perfeita progressão de suspense mantêm o leitor cativo até o final do livro.

Compre aqui!

Necropolítica, de Achille Mbembe

Nesse ensaio, o autor expõe as formas contemporâneas que subjugam a vida ao poder da morte (necropolítica) e como elas reconfiguram profundamente as relações entre resistência, sacrifício e terror. Além disso, propõe a noção de necropolítica e de necropoder e seus desdobramentos no mundo contemporâneo.

Compre aqui!

Notas sobre o luto, de Chimamanda Ngozi Adichie

Escrito por uma das maiores vozes da literatura contemporânea, esse livro é um relato não apenas sobre a morte de um pai amado, mas também sobre a memória e a esperança que permanecem com aqueles que ficam. Leia também a matéria sobre o livro no site AQUI

Compre aqui!

Torto Arado, de Itamar Vieira Jr.

Um texto épico e lírico, realista e mágico que revela, para além de sua trama, um poderoso elemento de insubordinação social. Vencedor do prêmio Leya 2018. Leia a matéria sobre o livro no site AQUI

Compre aqui!

Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus

O livro documenta os esforços da escritora para, ainda criança, encontrar trabalho, garantir a sobrevivência material e manter a dignidade, acima de tudo. Um painel da sociedade agrária brasileira, realçado com tintas de injustiça social, preconceito e discriminação.

Compre aqui!

Obra poética de Fernando Pessoa

A obra contempla os poemas escritos por Pessoa como ele mesmo e como outros poetas que criou, seus famosos heterônimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, além da produção poética do autor em língua estrangeira e de algumas de suas traduções.

Compre aqui!

O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras, de bell hooks

Eleita uma das principais intelectuais norte-americanas, pela revista Atlantic Monthly, a aclamada feminista negra bell hooks apresenta, nessa acessível cartilha, a natureza do feminismo e seu compromisso contra sexismo, exploração sexista e qualquer forma de opressão.

Compre aqui!

Confira a entrevista:

Fonte

Related posts

5 livros de Marcelo Rubens Paiva: autor de “Ainda Estou Aqui”

5 livros de Manoel de Barros para conhecer e ler

7 livros que a ditadura militar censurou — e que você deveria ler