5 dicas para divulgar seu livro

Quer divulgar seu livro, mas não sabe como? Vem com a gente que a gente tem algumas dicas pra quem quer publicar.

Um dos principais desafios de autores e autoras, especialmente (mas não só) os que estão entrando no mercado editorial, é saber como divulgar seu livro e fazê-lo chegar até os leitores.

O modelo de assessoria de imprensa e divulgação literária tem uma série de questões, e nem sempre é fácil entender as melhores estratégias e os caminhos a seguir.

Geralmente, o que vemos é, de um lado a assessoria de imprensa produzindo material e buscando veículos de qualidade que deem espaço para novos autores e, do outro, os veículos que ficam sendo bombardeados por conteúdos de assessorias que nem sempre satisfazem o perfil editorial dos canais.

Qual a melhor forma de divulgar um livro?

Para divulgar seu livro, você precisa atingir duas pontas do mercado editorial: a assessoria de imprensa e os veículos de divulgação.

Pra te ajudar nesse caminho, a gente preparou algumas dicas e coisas importantes para você se atentar quando começar a buscar estratégias para fazer com que seu livro ganhe o mundo.

1- Identifique o seu público

Ninguém agrada todo mundo. Isso é um fato. E não é um problema! O importante é identificar qual o público do seu livro, e entender de que maneiras você pode chegar até ele. Algumas coisas importantes pra você identificar em seu público: idade, gênero, região, quais as redes sociais mais utilizadas, livros que fazem sucesso no mesmo gênero que o seu… tudo isso ajuda você a chegar mais próximo do perfil de pessoas ideal para o seu livro.

2- Procure ajuda de quem entende

A empreitada de um escritor é sempre árdua, mas o caminho fica melhor quando temos alguém que conhece do assunto ao nosso lado. Se você tiver acesso, esteja próximo ao editor do seu livro, amigos escritores, influencers da área, estudiosos e, principalmente, na hora de divulgar seu livro, procure assessorias para que você possa traçar estratégias mais efetivas. Uma assessoria pode te fazer economizar tempo e dinheiro, porque eles sabem como otimizar a divulgação do seu livro a partir do seu conhecimento e de suas redes de contato. Uma coisa que parece que é um gasto se transforma em um investimento.

Temos parceria com uma assessoria de imprensa – para saber mais, clique aqui!

3- Encontre influenciadores no seu nicho

Parece clichê, mas a melhor forma de divulgar seu livro é fazer com que as pessoas falem sobre ele. Então procure quem está falando de livros por aí! Para otimizar seu tempo, procure aqueles que tem mais autoridade para falar e que têm um público fiel e engajado. É importante conhecer sua obra, seu trabalho e identificar quais os influenciadores, booktubers e veículos que se relacionam com aquilo que você quer para o seu livro. Outra coisa importante é que você precisa ranquear seu livro no Google, então procure influenciadores que possam publicar resenhas, releases, comentários sobre o livro em sites, além de posts nas redes sociais.

Divulgue seu livro nas redes sociais do Nota – clique aqui!

4- Converse com outros autores

Se você tem dúvidas e angústias nesse processo, é sempre reconfortante e engrandecedor trocar experiências com outros autores que já passaram pelo que você está passando. Converse com outros escritores, procure fóruns e espaços de debate na internet, expanda suas redes! Não tente fazer isso sozinho; muitos já passaram pelo que você está passando e você pode aprender com as experiências deles.

Amplie sua rede de contatos através das nossas redes sociais – clique aqui para seguir o Jornal Nota!

5- Não tenha pressa!

Por mais que a gente queira ver nosso livro por aí, o processo é demorado e é preciso ter paciência para ver os resultados. Afinal, a internet é uma ferramenta potente pra chegar em todos os cantos do mundo, mas ela tem suas peculiaridades e as coisas não acontecem de uma hora para outra.

Quer divulgar seu livro?

O Jornal Nota é um portal que há 10 anos promove o melhor de literatura e artes com mais de 18 milhões de acessos no site e mais de UM MILHÃO de seguidores em suas redes sociais.

A com.tato é uma empresa de curadoria de comunicação que fortalece a imagem de pessoas e empresas que trabalham com cultura por meio de uma comunicação humanizada e autêntica.

Para mais informações, acesse o formulário e entre em contato com a gente em https://jornalnota.com.br/divulgacao/

Related posts

“Frozen”, arromanticidade e assexualidade: como Elsa se tornou um ícone da comunidade aro-ace

Com inauguração prevista para setembro, livraria em SP viraliza com banner divertido

Aos 14 anos, jovem cria sabonete que combate o câncer de pele e recebe o prêmio “Jovem Cientista da América”