Alunos de escola pública do RS ganham prêmio de robótica nos EUA

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, em Porto Alegre, ganharam este mês uma premiação no First League Explorer, em Houston, nos Estados Unidos, evento conhecido como a “Copa do Mundo da robótica“.

Leia também: Projeto de matemática de jovens cearenses ganha destaque internacional

O grupo apresentou um projeto sobre o desenvolvimento de fontes renováveis de energia sustentável e conquistou o prêmio na categoria “Melhor Modelo de Solução”, entre os 56 projetos de robótica de representantes de diversos países.

A equipe “Lobóticos” é formada por 5 alunos que estão entre o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental: Nathallya Gonçalves, Vitor Machado, Lara Hoffmann, de 10 anos; Sury da Silva, Matheus da Rocha, ambos com 9 anos; além da monitora Gabrielli Welter, de 14 anos, aluna do 9° ano. Conforme a professora Cristiane Pelisolli Cabral, técnica da equipe, a escola oferece oficinas de robótica há 16 anos. As atividades ocorrem no turno inverso às aulas e colaboram para o desenvolvimento intelectual das crianças.

O projeto dos estudantes foi uma maquete automatizada que possui um espaço de lazer e entretenimento para a comunidade da Lomba do Pinheiro, bairro onde a escola está localizada. O “parque do futuro”, como foi denominado, apresenta brinquedos tecnológicos movidos por fontes de energia sustentáveis, como a solar e a eólica, geradas no próprio espaço.

Antes de retornarem para o Brasil, os estudantes participarão de uma série de atividades, incluindo uma visita guiada à NASA.

Fonte
Fonte

Related posts

“Cem anos de Solidão” vira fenômeno literário no Japão e vende 290 mil exemplares em oito semanas

Conheça os 5 finalistas do Troféu Juca Pato 2024

Mostra de Cinema Árabe Feminino chega a sua 4ª edição