Primeira escola indígena é inaugurada no Distrito Federal

Como parte das comemorações do Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), a primeira escola indígena do povo Guajajara, da Aldeia TekoHaw, foi inaugurada no Distrito Federal.

Leia também: Universidade Estadual do Maranhão forma a primeira turma de professores indígenas

Construída pelos próprios indígenas, a escola utilizou barro batido, madeira e bambu, técnica tradicional da cultura do povo Guajajara. Além disso, teve apoio de voluntários na arrecadação de recursos como materiais escolares, livros, cadeiras e mesas. O espaço possui uma sala de aula e um local para armazenamento de materiais, onde também vai funcionar uma biblioteca.

Francisco Filho Guajajara, cacique da aldeia, disse em entrevista que já enviou uma lista com professores indígenas para o governo do Distrito Federal e aguarda o cadastramento e reconhecimento do espaço pela Secretaria de Educação para que as atividades tenham início.

O funcionamento da escola será uma importante conquista dos indígenas para que sua língua e sua cultura sejam preservadas. O ensino da escola será bilíngue. Além do português, as crianças aprenderão a língua nativa ze’egete. A expectativa é que mais de 80 crianças sejam contempladas.

Fonte

Related posts

Escritor e colecionador resgata de incêndio livros de registros raros sobre escravização do século XIX

Biblioteca do Memorial da América Latina retira todas as obras de autores brancos em ação contra a discriminação racial

Israel assassina a fotojornalista palestina Fátima Hassouna e mais 10 pessoas de sua família em bombardeio de precisão