“A tradição”: poesia de Jericho Brown e o corpo como resistência e celebração

Vencedor do prêmio Pulitzer de poesia em 2020, A tradição, do norte-americano Jericho Brown, afirma o corpo como um lugar de encontro, resistência e celebração

Contra a rasura e o controle sobre os corpos gays e negros, Brown canta com ternura toda a beleza em sua força poética e política, escolhendo Eros como aquele que conduz os seus versos.

Ao fundir formas líricas diversas, tais como o soneto, o gazel e o blues, o livro nomeia a casa, a mãe, a memória, a cama desfeita depois do amor, e, ao mesmo tempo, a rua, o medo e o risco de cruzar a cidade e se tornar alvo da polícia.

Como escreve a poeta Anelise Freitas na orelha: “O que seria a tradição para um corpo negro? Provavelmente, a opressão, a violência, a dor — poderia afirmar um leitor desavisado. Mas, para Jericho Brown, a tradição é tudo o que o corpo pode sentir e experimentar para além da cólera. O corpo, neste livro, está livre para sentir. Entre a felicidade que se tem e a que se merece, os poemas nos ensinam sobre a liberdade.”

Leia também: “O duplo refletido”: Lorraine Ramos Assis explora a estranheza e simbologia dos duplos na poesia

Em tradução certeira de Stephanie Borges, os poemas de Brown chegam para abrir caminhos e dizer em qual direção a vida segue.

Para saber mais sobre o livro, acesse o site da Editora Fósforo!

Sobre o autor:

Jericho Brown nasceu em Luisiana, Estados Unidos, em 1976. Recebeu uma série de bolsas e prêmios por seus livros, como a Guggenheim Fellowship, o American Book Award e o National Endowment for the Arts. Atualmente é professor na Universidade Emory, em Atlanta, além de diretor do programa de escrita criativa da instituição. Em 2020, ganhou o Prêmio Pulitzer de poesia por A tradição.

A coleção

O Círculo de poemas é uma coleção de poesia e um clube de assinaturas que nasceu da parceria entre as editoras Fósforo e Luna Parque. A coleção editará traduções, livros inéditos de autores brasileiros, obras reunidas e resgates de livros esquecidos. Os livros são lançados primeiro no clube de assinaturas e depois nas livrarias. Os assinantes do clube também recebem uma plaquete concebida para o Círculo de poemas, que estará à venda no site da editora Fósforo e nas livrarias parceiras no mês seguinte ao lançamento no clube.

Ficha técnica

TítuloA tradição

Autor: Jericho Brown

Tradução: Stephanie Borges

Formato: 13,5 x 20 cm

Páginas: 88 pp

ISBN: 978-65-84574-37-3

Preço livraria: R$ 54,90

ISBN ebook: 978-65-84574-59-5

Preço ebook: R$ 34,90

Envio da caixa aos assinantes: abril

Lançamento: 01/05/2023

Editora: Círculo de Poemas

Related posts

Claudia Schroeder lança “Gatos falando alemão”, com poemas sobre a verdade do cotidiano

Cena de “O Conde de Monte Cristo”, nova minissérie da Mediawan, é revelada. Veja aqui!

Ailton Krenak lança primeiro livro dedicado ao público infantil