HQs

Meliponi & SuperApi: Bárbara Ipê lança HQ sobre o universo das abelhas

A HQ Meliponi & SuperApi (@meliponi_superapi), sua segunda obra, também foi contemplada pelo mesmo edital de 2021, e está sendo lançada pelo NADA ∴ Studio Criativo. Ao longo de 79 páginas, a obra frisa a importância das abelhas para o meio ambiente e estimula a consciência ambiental ao adentrar neste universo.

Como ação de contrapartida do ProAC, foi instalado um meliponário, também nomeado como Meliponi & SuperApi, no Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, em Botucatu. Também serão distribuídos gratuitamente 150 exemplares da obra para instituições e iniciativas que trabalhem com educação ambiental e pesquisa sobre as abelhas.

Meliponi & SuperApi e a importância das abelhas para o meio ambiente

A história de Meliponi & SuperApi surgiu de uma brincadeira em família, que se dedica à criação de abelhas (apicultores e meliponicultores). Durante o manejo das abelhas surgiu a ideia das personagens Meliponi & SuperApi, duas jovens super-heroínas que protagonizam aventuras para conhecer sobre o mundo das abelhas.

As abelhas são um tema apaixonante para Bárbara e sua família. Eles são criadores de abelhas sem ferrão em um pequeno sítio de Botucatu, chamado Caliandras. Acreditam que o conhecimento sobre as abelhas é uma importante ferramenta para a consciência ambiental. Poder unir essa ferramenta ao universo lúdico e de muitas aventuras da HQ, com o protagonismo de duas jovens corajosas e engajadas foi o que motivou o processo criativo deste livro. 

A HQ é dividida em quatro capítulos. No primeiro, as duas amigas encontram abelhas mágicas e ganham superpoderes para voar e diminuir de tamanho, o que lhes permite conhecer os enxames de perto. Nos demais, as aventuras se desenrolam junto às abelhas da espécie Apis mellifera, as diversas espécies de abelhas sem ferrão da região e as abelhas solitárias. As histórias se passam nas matas da região da Cuesta, no interior de São Paulo. 

Quanto a projetos futuros, a autora pretende dar continuidade nas próximas edições da Meliponi & SuperApi, para conhecer as abelhas de outras regiões do país. Ela também tem projetos para a publicação de livros infanto-juvenis sobre as relações afetivas e de presença entre mães e filhos e sobre a gestação e o nascimento.

 

Sobre a autora:

Bárbara Ipê (@barbara.ipe) é natural de Botucatu, no interior de São Paulo. Graduada em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), já atuou em projetos de conservação ambiental e comunidades tradicionais de pesca artesanal. Atualmente é estudante de Pedagogia e tem pesquisado sobre a ilustração e literatura infanto-juvenil. As artes sempre permearam sua trajetória, mas foi recentemente que assumiu a escrita e a ilustração como profissão. Em 2021, publicou o livro infanto-juvenil Dona Cida, contemplado pelo ProAC/SP. 

Related posts

“Pontos Fracos”: Adrian Tomime propõe uma reflexão sobre os desafios da vida moderna

“Nazi Killers”: quadrinhos retratam os heróis secretos da Segunda Guerra Mundial 

Romeu e Julieta ganha versão em quadrinhos preservando o lirismo da peça original