10 livros de escritores chilenos que você precisa ler!

Você já leu algum livro dos escritores chilenos? E a poesia? Sempre que vamos apresentar uma lista pensamos em misturar duas coisas: o que a gente lê, o que a gente ainda não leu. Porém, sem deixar de levar em conta o que a história nos contou que precisamos ler. Com a literatura e com os escritores chilenos não seria diferente. Separamos uma lista que vai dos clássicos ao contemporâneos, do “must read” ao peculiar que pode te introduzir na literatura feita num dos países que mais contou suas histórias, principalmente após a ditadura militar que assolou o país.

O Jornal Nota separou 10 livros de literatura chilena pra você conhecer!

Formas de voltar para casa, de Alejandro Zambra

Formas de voltar para casa narra as memórias – ouvidas e vivenciadas – de um homem cuja infância foi vivida durante a ditadura de Augusto Pinochet, no Chile. Na busca por entender acontecimentos nebulosos de seu passado – e, quem sabe, encontrar ferramentas para finalizar um romance que está escrevendo no presente –, o protagonista de Formas de voltar para casa percorre um melancólico e dolorido caminho de retorno à sua infância no Chile dos anos 1980, oscilando entre tempos marcados por dois grandes terremotos. 

Compre aqui!

Confesso que vivi, de Pablo Neruda

Em Confesso que vivi, o poeta chileno Pablo Neruda narra desde as memórias de sua longínqua infância até o duro golpe que derrubou Salvador Allende do governo chileno. Através do apaixonante relato dos fatos mais interessantes de sua jornada, Neruda afirma que sua vida foi feita de todas as vidas: as vidas do poeta. Ele confessa: “”Do que deixei escrito nestas páginas se desprenderão sempre ― como nos arvoredos de outono e como no tempo das vinhas ― as folhas amarelas que vão morrer e as uvas que reviverão no vinho sagrado.”” Seja na prosa, seja na poesia, a intensidade lírica do poeta contagia e nos arrebata com sua habilidade literária.

Compre aqui!

Leia também: Estudo mostra que Pablo Neruda morreu envenenado pela ditadura chilena

A casa dos espíritos, de Isabel Allende

A casa dos espíritos é tanto uma emblemática saga familiar quanto um relato acerca de um período turbulento na história de um país latino-americano indefinido. Isabel Allende constrói um mundo conduzido pelos espíritos e o enche de habitantes expressivos e muito humanos, incluindo Esteban, o patriarca, um homem volátil e orgulhoso, cujo desejo por terra é lendário e que vive assombrado pela paixão tirânica que sente pela esposa que nunca pode ter por completo.

Compre aqui!

Os detetives selvagens, de Roberto Bolaño

Os protagonistas de Os detetives selvagens são Arturo Belano e Ulises Lima, dois poetas “marginais”, mas em poucos trechos do livro são eles que conduzem a ação. O leitor sabe deles quase sempre através do olhar de outros personagens, numa investigação típica de romance policial. Por sua vez, Belano e Lima também estão numa busca detetivesca, atrás dos rastros de uma misteriosa poeta vanguardista que desapareceu no deserto de Sonora, no norte do México. 

Compre aqui!

Poemas escolhidos: Gabriela Mistral

Esses sessenta e um poemas e sete textos em prosa poética da chilena Gabriela Mistral, laureada com o Prêmio Nobel de Literatura de 1945, foram escolhidos e traduzidos por Henriqueta Lisboa para compor a antologia Poesias escolhidas de Gabriela Mistral (Editora Delta, 1969), organizada pela própria Henriqueta Lisboa para a Biblioteca dos Prêmios Nobel de Literatura, patrocinada pela Academia Sueca e a Fundação Nobel.

Compre aqui!

A Razão dos Amantes, de Pablo Simonetti

Em um cenário pré-século XXI, Manuel e Laura, um jovem casal, têm a rotina perturbada pela chegada de Diego. Forma-se um triângulo amoroso regido por amor, desejo, atração (e também pele, corpo e o sexo proibido). Dois homens e uma mulher se despem aos olhos do leitor oferecendo-lhe seus mundos internos, e a psique é revelada por uma atração difícil de vencer. O que busca Diego? O que procura Manuel? O que Laura pretende? O que os faz romper a monotonia de suas vidas?

Poco hombre: Escritos de uma bicha terceiro-mundista 

Símbolo da resistência à ditadura militar e da dissidência sexual no Chile, Pedro Lemebel usou a vida e a escrita para confrontar e afrontar o poder instituído — a tirania de Augusto Pinochet, o beletrismo, os bons costumes, o capitalismo —, tornando-se uma voz fundamental da contracultura latino-americana a partir dos anos 1980.
Organizada pelo crítico espanhol Ignacio Echevarría, Poco hombre reúne as melhores crônicas da produção de Lemebel ao longo de mais de duas décadas e é a porta de entrada perfeita para se conhecer um artista genial e único.

Compre o livro aqui!

Filho de Ladrão, de Manuel Rojas

Um dia, Aniceto Hevia descobriu que seu pai não era cubano e não se chamava José: era o Galego, um famoso ladrão espanhol. O romance do anarquista Manuel Rojas (1896-1973) fala dos nômades urbanos da América do Sul, seus personagens cruzam as fronteiras das repúblicas, vão de cidade em cidade: Rio de Janeiro, Buenos Aires, Mendonza, Valparaízo… 

Compre aqui!

Tornar-se Palestina, de Lina Meruane

“Tornar-se Palestina” é a crônica de viagem de Lina Meruane a Israel para buscar e reapropriar as origens da sua família em áreas ocupadas. Mas além da nostalgia e da história familiar, a autora se encarrega de pensar o palestino também a partir do vínculo com o presente, a partir do que ela considera “o grande paradoxo de Israel”: que parte de uma comunidade a quem foi negada, por séculos, a propriedade e o pertencimento a um lugar seguro, agora submeta o povo palestino ao mesmo mal de que foram vítimas. Hoje, os palestinos são a maior comunidade de refugiados do mundo.

Leia também: As 17 melhores citações de “Sangue no Olho”, da escritora chilena Lina Meruane

Compre aqui!

Os Filmes De Minha Vida, Alberto Fuguet

O segundo romance do chileno Alberto Fuguet expõe o dolorido balanço que seu protagonista, o sismólogo Beltrán Soler, traça sobre a própria existência a partir da notícia da morte do avô, que lhe inspirou a carreira.

Compre aqui!

Fonte

Related posts

17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!

5 livros de Marcelo Rubens Paiva: autor de “Ainda Estou Aqui”

5 livros de Manoel de Barros para conhecer e ler