‘O custo do ouro’: campanha Yanomami envia versão alternativa de estatueta para os indicados ao Oscar 2023

Com o objetivo de expor a crise humanitária dos Yanomamis e alertar para as consequências da extração ilegal do ouro em suas regiões, a campanha “The Cost Of Gold” (O custo do ouro), preparou uma ação para o Oscar 2023, programado para ocorrer no dia 12 de março.

Leia também: Universidade Estadual do Maranhão forma a primeira turma de professores indígenas

Como parte da campanha, foi enviada aos 20 indicados nas principais categorias uma versão alternativa da estatueta do Oscar. A versão não utiliza o ouro como matéria-prima e traz o formato da divindade Yanomami Omama.

Os responsáveis pela ação foram a agência DM9 e a Urihi Associação Yanomami, representada pelo líder Júnior Hekurari Yanomami, uma das principais vozes que relata o caos sanitário vivido pelos indígenas nos últimos tempos.

Além disso, a iniciativa também tem a intenção de sensibilizar e conscientizar os artistas sobre os problemas causados pelo avanço do garimpo e as consequências para a natureza e para os povos originários.

“Todos os participantes dessa premiação podem e já ajudaram muitas vezes a moldar o comportamento do mundo. Eles precisam saber qual é o custo real do ouro ilegal e ajudar a espalhar essa mensagem, para que possamos ver mudanças”, reforçou a liderança indígena.

Confira:

Fonte
Fonte

Related posts

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?

Por que ler “Capitães do Brasil”, obra sobre os primórdios da colonização, de Eduardo Bueno?

O antropólogo Michel Alcoforado lança livro de crônicas sobre os últimos anos