Com o objetivo de expor a crise humanitária dos Yanomamis e alertar para as consequências da extração ilegal do ouro em suas regiões, a campanha “The Cost Of Gold” (O custo do ouro), preparou uma ação para o Oscar 2023, programado para ocorrer no dia 12 de março.
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Como parte da campanha, foi enviada aos 20 indicados nas principais categorias uma versão alternativa da estatueta do Oscar. A versão não utiliza o ouro como matéria-prima e traz o formato da divindade Yanomami Omama.
Os responsáveis pela ação foram a agência DM9 e a Urihi Associação Yanomami, representada pelo líder Júnior Hekurari Yanomami, uma das principais vozes que relata o caos sanitário vivido pelos indígenas nos últimos tempos.
Além disso, a iniciativa também tem a intenção de sensibilizar e conscientizar os artistas sobre os problemas causados pelo avanço do garimpo e as consequências para a natureza e para os povos originários.
“Todos os participantes dessa premiação podem e já ajudaram muitas vezes a moldar o comportamento do mundo. Eles precisam saber qual é o custo real do ouro ilegal e ajudar a espalhar essa mensagem, para que possamos ver mudanças”, reforçou a liderança indígena.
Confira: