Projeto de matemática de jovens cearenses ganha destaque internacional

As estudantes Raissa Loana e Cellina Landim, de 15 anos, desenvolveram o modelo matemático “Construindo padrões do sistema caótico de órbitas relativa entre astros numa matriz de multiplicação radial”, e ganharam destaque científico nacional e internacional.

Leia também: Estudantes que criaram absorventes sustentáveis em projeto no IFRS são premiadas na Suécia

A pesquisa bem estruturada e a aplicabilidade das leis que regem o universo garantiram o sucesso da dupla. O projeto foi finalista da Malaysia Innovation, Invention and Creativity Association — MIICA 2023. O mesmo trabalho foi o único projeto científico do Brasil a ser finalista em Matemática na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorre em março deste ano na Universidade de São Paulo (USP).

As duas já conquistaram a medalha de ouro da International Science Project Competition INTOC/Turquia. Além disso, tiveram a chance de participar do painel e mesa redonda no Festival Nacional da Matemática, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, em 2022, no Rio de Janeiro.

A afinidade por matemática e engenharia colaborou para o êxito. O desenvolvimento do projeto aconteceu ao perceberem como a matemática poderia ser aplicada ao universo.

Agora, o objetivo das jovens é dar prosseguimento ao estudo e aperfeiçoar o projeto com o intuito de agregar mais informações ao trabalho. Caso consigam expandir a pesquisa, as estudantes afirmaram que podem não só encontrar padrões perfeitos com o modelo matemático desenvolvido, mas também identificar a evolução dos astros.

Fonte

Related posts

Professor mineiro faz sucesso nas redes sociais ao utilizar paródias musicais para ensinar língua portuguesa

Trabalhadores rurais são alfabetizados em 100 dias no interior de Minas Gerais

“Imagens de uma busca de si”: livro reúne conteúdos inéditos em formato multimídia