Escultura do carnaval que homenageia São Jorge pode ser exposta no exterior

As escolas de samba do Rio de Janeiro sempre se destacam pela criatividade, pelo colorido e pela beleza. Todos os anos, o desfile guarda algumas surpresas que agradam e encantam o público. Um desses destaques foi o carro alegórico em homenagem a São Jorge, da Unidos de Vila Isabel, que levou para a Avenida o enredo “Nessa festa, eu levo fé”.

Leia também: Martinho da Vila lança coleção de livros para o público infantojuvenil sobre grandes nomes do samba

Com cerca de 15 metros de altura, a escultura, feita com metal e material espelhado, entregou brilho, magia e movimento ao sambódromo. Confeccionada pelo artista plástico Alex Salvador, conhecido pelos trabalhos para o Festival de Parintins, a alegoria fez bastante sucesso também nas redes sociais.

Em entrevista a um blog do Amazonas, o artista disse que a ideia da criação era investir na originalidade trazendo um São Jorge diferente de tudo que já tinha sido apresentado. “O carnavalesco queria uma coisa diferente, criar um São Jorge diferente de todos que já tinham passado na avenida. E pediu que a gente olhasse movimentos baseados em robôs e animatronics. Fizemos todo um estudo, maquete, testes, até chegarmos a esse resultado”. Ele ainda complementou: “O Paulo Barros gostou da ideia de ser uma escultura vazada, ao estilo Parintins, como a gente faz muita escultura de ferro, que aparecesse as pessoas, se conseguisse visualizar quem mexia por dentro”.

Segundo os apresentadores da Globo, o carnavalesco Paulo Barros não quer desmontar o carro alegórico após o carnaval, pois pretende levar a peça para ser exposta em Miami, nos Estados Unidos.

Fonte
Fonte

Related posts

Quem foi J. Borges, o artista pernambucano que levou a cultura popular brasileira a um patamar internacional?

Quem são os “Barbatuques”: grupo de percussão corporal que transformou a arte educação no Brasil?

5 livros para celebrar a vida e a obra de Frida Kahlo!