Bicicleta de leitura ajuda no transporte de livros para crianças em região rural no Acre

Por onde passa a bicicleta da leitura faz sucesso. Essa iniciativa tornou-se uma importante aliada para aproximar as crianças dos livros e estimular o hábito da leitura, principalmente em regiões de difícil acesso e pouca disponibilidade de bibliotecas.

Leia também: Instituição Passos da Criança criada por ex-morador de rua inaugura biblioteca itinerante em Curitiba

Com o objetivo de difundir e facilitar o acesso aos livros, em especial de crianças de 7 a 11 anos, o projeto Bicicleta Itinerante do Caquetá, em Porto Acre, na zona rural do Acre foi criado. Direcionada aos alunos da rede pública de ensino, a bicicleta mantém o seu acervo com a ajuda do Clube de Leitores, outro projeto que funciona a partir da biblioteca da escola União e Progresso, conduzido pela professora Maria da Conceição. Com o esforço voluntário e a união dos dois projetos, foi possível o desenvolvimento da bicicleta de leitura, modelo comumente conhecido como Cicloteca.

“O objetivo é tornar o Caquetá uma referência no mundo da leitura, ou seja, transcender os muros da escola chegando diretamente nas famílias. Por ser uma comunidade rural, onde a ação é praticamente inexistente, o projeto é uma estratégia para promover a leitura e a escrita”, disse Renaxon Oliveira, professor de Biologia e idealizador do projeto.

Conceição, coordenadora da iniciativa, contou que o triciclo foi adquirido com os recursos da Lei Aldir Blanc, mediante a inscrição do projeto. Em 2020, quando as escolas estavam fechadas em decorrência das restrições impostas pela pandemia, ela levava os livros na cestinha da bicicleta até a casa dos alunos. “Na época da pandemia as escolas fecharam e eu levava os livros higienizados e colocava nas cercas das chácaras, das colônias. Eu ia de bicicleta”, lembrou.

Fonte

Related posts

Professora de Brasília viraliza nas redes ao utilizar funk para ensinar biologia

“Retratos da Leitura no Brasil”: Pesquisa revela que o brasileiro lê cada vez menos

Qual o valor da sua leitura? Ser humano levaria 5 meses para ler os 500 melhores livros do mundo, diz pesquisa