Em muitas regiões, um dos problemas que atinge a população brasileira é a falta de acesso à água potável. Sem infraestrutura nem recursos disponíveis, as pessoas enfrentam uma série de dificuldades e desafios, principalmente problemas relacionados à saúde.
Leia também: Estudantes que criaram absorventes sustentáveis em projeto no IFRS são premiadas na Suécia
Pensando nessas condições, a mestranda da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Bárbara Paiva desenvolveu uma garrafa portátil que, por meio de radiação solar, é capaz de tornar qualquer água potável. O sistema possibilita que mesmo em regiões precárias ou sem eletricidade, as pessoas possam purificar a água para beber, cozinhar e tomar banho.
A estudante, que é formada em Engenharia Ambiental, teve a ideia do projeto durante o mestrado. O projeto denominado Aqualux garantiu à universitária vencer a etapa brasileira do concurso Red Bull Basement University 2021. A iniciativa da marca de energéticos busca jovens talentos que desenvolvam atividades tecnológicas e inovadoras que tenham impacto na sociedade.
“O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico”, comentou Bárbara em entrevista.