Universitária de MG cria garrafa que torna água potável e ganha premiação

Em muitas regiões, um dos problemas que atinge a população brasileira é a falta de acesso à água potável. Sem infraestrutura nem recursos disponíveis, as pessoas enfrentam uma série de dificuldades e desafios, principalmente problemas relacionados à saúde.

Leia também: Estudantes que criaram absorventes sustentáveis em projeto no IFRS são premiadas na Suécia

Pensando nessas condições, a mestranda da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Bárbara Paiva desenvolveu uma garrafa portátil que, por meio de radiação solar, é capaz de tornar qualquer água potável. O sistema possibilita que mesmo em regiões precárias ou sem eletricidade, as pessoas possam purificar a água para beber, cozinhar e tomar banho.

A estudante, que é formada em Engenharia Ambiental, teve a ideia do projeto durante o mestrado. O projeto denominado Aqualux garantiu à universitária vencer a etapa brasileira do concurso Red Bull Basement University 2021. A iniciativa da marca de energéticos busca jovens talentos que desenvolvam atividades tecnológicas e inovadoras que tenham impacto na sociedade.

“O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico”, comentou Bárbara em entrevista.

Fonte
Fonte

Related posts

Professor mineiro faz sucesso nas redes sociais ao utilizar paródias musicais para ensinar língua portuguesa

Trabalhadores rurais são alfabetizados em 100 dias no interior de Minas Gerais

“Imagens de uma busca de si”: livro reúne conteúdos inéditos em formato multimídia