Um pé na cozinha é uma análise da história do trabalho de mulheres negras na cozinha e desse trabalho como ferramenta de entendimento da sociedade brasileira. O livro, adaptado da tese de doutorado de Taís de Sant’Anna Machado, é uma investigação dos processos de profissionalização dessas mulheres na cozinha doméstica do pós-Abolição até a gastronomia contemporânea — espaços permeados, por exemplo, pelos significados que a expressão popular que dá título ao livro carrega e pelo estereótipo da mãe preta.
O livro chama leitora e leitor a refletir sobre como cozinheiras negras, enquanto grupo extremamente sujeito à exploração, são perspicazes dentro do contexto em que vivem e, nesse sentido, agem estrategicamente e produzem perspectivas sociais críticas que botam em cheque a estrutura racial, de gênero e de classe que fundamenta o Brasil. A socióloga encara o trabalho culinário doméstico e profissional como um recurso de ação social e política, considerando a criatividade que essas trabalhadoras empregam para construir e manter laços familiares e comunitários em prol da sobrevivência.
Taís de Sant’Anna Machado constrói um panorama da agência e da resistência de mulheres negras a partir de processos históricos e trajetórias individuais, que têm como base registros documentais e entrevistas que realizou com cozinheiras e chefsnegras. A partir desses estudos, ela expõe as dinâmicas de poder que se estabelecem entre senhores, sinhás e escravizadas — entre os séculos 18 e 19 —, patrões brancos e cozinheiras negras — da Abolição até os tempos atuais —, que permitem a manutenção do estilo de vida das classes média e alta do país em detrimento da qualidade de vida de mulheres que trabalham em condições exaustivas, precárias e miseravelmente remuneradas.
Cozinheiras negras passam dos bastidores violentos de residências e grandes restaurantes ao protagonismo no momento em que, por meio do trabalho que exercem, se tornam agentes das próprias histórias. Um pé na cozinha é um estudo profundo que nos leva a entender, a partir do microcosmo da cozinha, a real importância das mulheres negras na constituição social do Brasil.
Compre o livro na pré-venda aqui!
Veja também: “Gente, isso é Londres”: libanesa Hanan Al-Shaykh retrata a vida de imigrantes árabes
Sobre a autora
Taís de Sant’Anna Machado é pesquisadora, poeta e escritora. Doutora em sociologia pela Universidade de Brasília, tem se aprofundado no campo de estudos críticos de alimentação no Brasil a partir da experiência de trabalhadoras negras e das contribuições teóricas de intelectuais negras. Além disso, tem prazer em cozinhar e em comer.
Ficha técnica
Título: Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil
Autora: Taís de Sant’Anna Machado
Prefácio: Lourence Alves
Capa: Cristina Gu
Imagem de capa: Daiely Gonçalves
Formato: 157 x 230 mm
Número de páginas: 400 pp
ISBN: 978-65-84568-43-3
Preço: R$ 99,90
ISBN e-book: 978-65-84568-17-4
Preço e-book: R$ 59,90
Lançamento: 3/11/2022
Editora: Fósforo