Dentre as lideranças de esquerda, Guilherme Boulos talvez seja a melhor síntese de todas as forças. Tem formação acadêmica e militância de rua e, claro, indica livros! Guilherme Boulos é um professor, bacharel em filosofia, psicanalista, ativista, político e escritor brasileiro. Atualmente, está filiado ao Partido Socialismo e Liberdade – PSOL e é membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, sendo reconhecido como uma das principais lideranças da esquerda no Brasil.
O NotaTerapia separou 5 livros que Guilherme Boulos indica e que todo mundo deveria ler!
Os ricos também morrem, de Ferréz
Bolonha, Mauro Maurício, Nego Jaime, Júnior, Dona Néia e Sebastião são heróis e anti-heróis que Ferréz criou para histórias curtas que apresentou em palestras e saraus por todas as periferias brasileiras e também em grandes festivais literários no Brasil e no exterior. Neste livro inédito, o escritor mais emblemático da chamada literatura marginal transforma estas breves histórias em contos.
Nas suas redes, Boulos escreveu:
Dia do Livro lendo Ferréz Escritor. Leiam literatura marginal. O lado de lá quer armas para todos. Nós queremos livros para todos.
Compre aqui!
Leia também: Marcelo Freixo indica 10 livros que todo mundo deveria ler!
Economia Pós-pandemia: Desmontando os Mitos da Austeridade Fiscal e Construindo um Novo Paradigma Econômico
O livro “Economia Pós-Pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico” traz uma reflexão coletiva sobre o debate econômico brasileiro. A obra é uma antítese da agenda econômica dominante no Brasil. Professores e pesquisadores revelam como a agenda da austeridade é anacrônica ao negar o papel da política fiscal como indutora do crescimento e do emprego e é cruel ao propor sacrificar as garantias constitucionais do financiamento dos direitos sociais.
Sobre o livro, Boulos escreveu:
Lendo esse excelente livro que desmonta os mitos da austeridade econômica: Economia pós-pandemia. Recomendo pra todo mundo!
Compre aqui!
Leia também: Presidente Lula indica 7 livros que todo mundo deveria conhecer (e ler)!
Neném outra vez!, Maria Rita Kehl e Laerte Coutinho
Você já quis voltar no tempo? Rodrigo tem 8 anos e acabou de ganhar um irmãozinho. Enciumado com todas as atenções voltadas para o novo bebê, ele recebe uma visita inesperada ao brincar de bola sozinho no quintal: uma borboleta que diz ser uma fada e promete realizar desejos. Sem pensar duas vezes, na expectativa de resgatar a atenção dos pais, Rodrigo pede para voltar a ser bebê. Bem, você conhece a máxima: cuidado com o que você deseja, pois seus pedidos podem se tornar realidade.
Sobre a obra, Boulos escreveu:
Hoje é dia do livro infantil. Aproveitei pra ler com a Sofia e a Laura esse livro da Maria Rita Kehl, com ilustrações lindas da Laerte.
Compre aqui!
Pé no Barro, de Lene Souza
Primeiro livro de poesia de Lene Souza, que ganhou no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) o nome de Poeta, Pé no Barro reúne uma produção que a autora desenvolveu ao longo de quase dez anos. Os poemas recolhidos no livro tratam da experiência da pobreza, do desamparo daqueles que vivem à margem, da violência a que estão sujeitos em um mundo onde o lucro fala mais alto do que a dignidade humana. Mas, seus versos falam sobretudo do poder transformador que a luta coletiva pode criar.
Sobre o livro, Boulos escreveu nas redes:
Foi lançado o livro PÉ NO BARRO, da querida poeta Lene Souza. Poesia em carne viva, escrita debaixo da lona junto da luta dos sem-teto. Vale muito a pena adquirir e ler! Parabéns à nossa Poeta Lene e ao Setor de Arte e Cultura do MTST!
Compre aqui!
Leia também: Alessandro Molon indica 6 livros que todo mundo deveria ler!
Sem Medo do Futuro, de Guilherme Boulos
Com sua retórica inconfundível – direta e acessível –, Boulos entrega nesta obra (composto por cinco ensaios) uma análise aguda e lúcida do Brasil de hoje, que sofre o desmonte de suas recentes conquistas sociais.
Compre aqui!
Conheça outras obras do autor aqui!