João Elyo Araújo Castro, de 11 anos, natural da cidade de Esperantina, no Piauí, foi convidado em 2021 para participar de uma exposição especial no Salão Internacional de Arte Contemporânea ‘Le Carrousel du Louvre’, em Paris, na França. A exposição de duas de suas obras aconteceu em abril de 2022. Com a campanha da vaquinha virtual, foi possível custear os gastos da família para acompanhá-lo.
Leia também: Artistas com Síndrome de Down exibem 36 obras em exposição
No Museu do Louvre, também participou do lançamento do livro ‘Vivemos Arte’, que reúne histórias de diversos artistas brasileiros inspiradores, incluindo a biografia de João Elyo. Autodidata e ambidestro, o menino começou a pintar aos 9 anos e já teve quadros em exposição pelo Brasil. Suas obras seguem a técnica do ‘expressionismo abstrato e geométrico’, investindo numa criação espontânea e colorida.
“Levar a arte do João Elyo para Paris é uma forma de incentivar todos os artistas e, principalmente, uma vitória para promover a integração e acessibilidade de pessoas com deficiências, para que elas sejam cada vez mais inseridas na sociedade e não desistam de seus sonhos”, destacou a mãe do garoto.