‘Flecha Selvagem’: sensacional websérie é a realização de um sonho de Krenak para ‘adiar o fim do mundo’

O Ciclo de Estudos Selvagem em parceria com o líder indígena, escritor e ambientalista Ailton Krenak produziram a websérie “Flecha Selvagem”. A série reúne 6 episódios de 8 a 15 minutos e tem o intuito de apresentar caminhos para a preservação da natureza. Cada episódio é identificado como uma flecha e tem narração do próprio Krenak e roteiro de Anna Dantes. As narrativas misturam memórias de culturas ancestrais e tradições dos povos originários, conhecimentos científicos e materiais artísticos como obras de artistas brasileiros (entre eles, indígenas) e estrangeiros, além de animações e músicas originais.

O projeto surgiu a partir de encontros das rodas de conversa dos eventos Ciclo de Estudos Selvagem, realizados nos anos de 2018 e 2019, e dos bate-papos online de 2020 e 2021, de modo que o material foi aproveitado e adaptado para a construção da série. Para Krenak, o resultado é fruto de um sonho para “adiar o fim do mundo”.

Leia também: Os 14 melhores trechos de ‘Ideias para adiar o fim do mundo’, de Ailton Krenak

Os filmes são direcionados para o público em geral. No entanto, os organizadores fazem um convite especial para que escolas, universidades, pontos de cultura e projetos comunitários de educação acessem as narrativas. Cada vídeo acompanha gratuitamente um caderno com atividades e informações complementares.

Confira os episódios:

Flecha 1 – A SERPENTE E A CANOA
Esse primeiro episódio faz uma viagem por teorias científicas contemporâneas e memórias das culturas ancestrais de várias partes do mundo, percorrendo uma sequência que entrelaça saberes indígenas e hipóteses científicas sobre o surgimento da vida.

Flecha 2 – O SOL E A FLOR
Esse episódio faz a associação de diferentes visões sobre a relação do sol com a vida na Terra. Para a elaboração conta com os livros Biosfera, de Vladimir Verndasky, A Vida das Plantas, de Emanuele Coccia; A Fala Sagrada, Mitos e Cantos Sagrados Guarani, de Pierre Clastres; A Queda do Céu – Palavras de um Xamã Yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert.

Flecha 3 – METAMORFOSE
Trata da transformação que leva vida de uma forma a outra, conectando vários mundos. Reúne conhecimentos dos povos Tukano e conta com a participação de João Paulo Lima Barreto, autor das obras WAIMAHSÃ: Peixes e Humanos e KUMUÃ NA KAHTIROTI-UKUSE e o livro Metamorfoses de Emanuele Coccia.

Flecha 4 – A SELVA E A SEIVA
Acompanha o percurso da luz à seiva elaborada, seu poder de visão e cura. Com a consultoria do pajé Huni Kuin Dua Buse e de Cristine Takuá.

Flecha 5 – UMA FLECHA INVISÍVEL
Uma perspectiva destinada ao microcosmos. Baseada no livro de Seres Invisíveis, de Dorion Sagan, e dialoga com os demais episódios.

Flecha 6 – TEMPO E AMOR
É uma visão de Gaia no cosmos e inspirada pela beleza das relações colaborativas que são feitas no tempo e no espaço.

Para acessar mais materiais: CLIQUE AQUI

Fonte
Fonte

Related posts

Consciência Negra: conheça artistas que celebram a cultura, a arte e a luta por um Brasil mais justo

A incrível crônica sobre proparoxítonas: “Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto”

10 poetas da Primeira Guerra Mundial que você precisa conhecer