Estudantes que criaram absorventes sustentáveis em projeto no IFRS são premiadas na Suécia

Um projeto desenvolvido por estudantes do ensino médio no Brasil foi destaque em premiação internacional. As alunas Camily Pereira, de 18 anos, e Laura Drebes, de 19 anos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), do Campus Osório, conquistaram o Prêmio de Excelência no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, na Suécia, que equivale ao segundo lugar. Elas foram as únicas representantes brasileiras e receberam o certificado da patrona do prêmio, a princesa Vitória da Suécia. Essa premiação, que reuniu projetos de 36 países, tem o objetivo de reconhecer o trabalho de jovens inovadores.

A pesquisa “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”, orientada pela professora Flavia Twardowski, desenvolveu absorventes higiênicos de baixo custo e ambientalmente sustentáveis.

Leia também: Bailarina brasileira sem braços conquista premiação na Alemanha

O Projeto

Camily teve a ideia do projeto quando soube que sua mãe não teve acesso nem mesmo a absorventes convencionais na juventude. A estudante, então, passou a refletir sobre a possibilidade de criar um absorvente, que, além de ecológico, fosse acessível às mulheres em situação de vulnerabilidade. Assim, o projeto surgiu de uma preocupação social que diz respeito à saúde feminina e tem o intuito de contribuir para o combate da pobreza menstrual.

Para desenvolver o absorvente sustentável foram utilizadas fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira, e elaborado um biofilme com resíduos da indústria nutracêutica. O pseudocaule da bananeira é presente no país, por isso foi escolhido pelas pesquisadoras para compor a camada absorvente e substituir o algodão. Com isso, conseguiram elaborar uma alternativa mais barata, ao custo de R$ 0,02, que também reduz o impacto ambiental dos absorventes sintéticos.

Fonte
Fonte

Related posts

Audiovisual emprega quase 60% a mais que indústria de automóveis no Brasil, apesar da instabilidade

Sueli Carneiro recebe o Prêmio Juca Pato de intelectual do ano

Conceição Evaristo e “Carolina Maria de Jesus” se encontram ao final das filmagens de Quarto de Despejo

1 comentário

Projeto de matemática de jovens cearenses ganha destaque internacional - NotaTerapia 25 de fevereiro de 2023 - 21:55
[…] Leia também: Estudantes que criaram absorventes sustentáveis em projeto no IFRS são premiadas na Suécia […]
Add Comment