A obra do inesquecível escritor norte-americano Edgar Allan Poe já influenciou e segue a influenciar gerações de escritores e escritoras por todo o mundo. O autor do famoso poema “O Corvo” e de contos macabros como “O Coração Denunciador” e “O Gato Preto” já teve suas obras adaptadas diversas vezes para o cinema, já apareceu nos Simpsons, em South Park, já foi citado em música dos Beatles, do Green Day, teve álbuns inteiros inspirados em seus escritos, até video games e bonecos do Poe podem ser encontrados, de tão icônico que é o autor. Muito disso deve-se, além de o fato e sua obra ser marcante, sombria e instigante, ao mistério que rondeia sua biografia, já que até hoje não se sabe exatamente de quê Poe morreu, tendo falecido em circunstâncias desconhecidas apenas três dias após ser encontrado caído em uma rua, babulciando coisas incompreensíveis e chamando por um misterioso Reynalds, que até hoje não sabemos quem era. Poe viveu uma vida difícil, perdeu os pais biológicos cedo, sofreu pelo luto de sua esposa que faleceu jovem, teve uma relação difícil com seu padrasto, o qual o deserdou. Apesar de ter alcançado certa fama em vida com a publicação do poema “O Corvo”, morreu na pobreza. Porém, sua obra perseverou e continua sendo lida e relida até os dias atuais. Tanta é a relevância de Poe, que grandes escritores foram influenciados por ele, direta ou indiretamente, alguns deles chegando a escreverem obras prestando homenagens a Poe, como é o caso da lista que segue. Confira abaixo indicações e resumos dos contos e comente se você já leu ou se conhece outras obras diretamente influenciadas por Poe.
“Usher II” – Ray Bradbury
Imagine uma mistura de os contos mais sombrios de Poe e Farenheit 451 e você terá uma boa ideia do que se trata este conto. Iniciando e encerrando com citações diretas do conto de Poe, “The Fall of the House of Usher”, a narrativa nos apresenta uma realidade distópica em que todos os livros de literatura fantástica e de terror foram queimados. Nesta situação, um homem manda construir, em Marte, uma réplica da Casa de Usher, ou, na verdade, uma casa assombrada inspirada na de Usher, com a sua atmosfera melancólica, mas repleta de outras referências literárias. Até que um fiscal de clima moral (profissão aparentemente importante para manter a “ordem” na sociedade distópica da história) o informa que a casa será demolida, por ser por demais fantasiosa e assim ir contra o que é visto como moral. Porém, o protagonista convida o fiscal para conhecer o lugar durante o evento de inauguração, e o homem concorda, já que o lugar será destruído mesmo, que mal faz em ver, não? E beber um pouco de vinho também, por quê não? O protagonista então recria cenas dos contos de Poe com seus inimigos, os apoiadores da destruição dos livros, os quais ele convidara ao evento da inauguração da casa. Um prato cheio de referências para leitores ávidos de Poe e uma obra relevante principalmente em tempos sombrios como os nossos, em que reafirmar a importância da cultura é cada vez mais necessário. Acesse o conto completo (em inglês) aqui.
“The Man Who Collected Poe” – Robert Bloch
Iniciando em um parágrafo quase idêntico ao primeiro de “The Fall of the House of Usher”, a narrativa nos carrega, junto ao protagonista, a uma visita a um peculiar personagem, o qual coleciona Poe. O que isso significa? Ele possui uma coleção que diz ser herança de família, de seu pai que herdou de seu avô, o qual tivera contato com pessoas que conheceram pessoalmente o escritor. A coleção inclui todas as obras do autor, até mesmo as publicações originais, primeiras edições, cartas originais escritas e assinadas por Poe, objetos pessoais do autor e de seus familiares, etc. A mansão do colecionador é comparada à casa de Usher, em seus aspectos sombrios, e, segundo o seu proprietário, contém muito mais do que objetos pessoais e obras de Poe, mas até mesmo obras inéditas e o corpo do escritor.
Leitura imperdível para admiradores de Poe e leitores de terror em geral, a narrativa possui um ritmo delirante e ascendente, construindo um suspense mórbido em torno do mistério do colecionador, até atingir seu derradeiro clímax nos parágrafos finais.
Acesse o conto completo (em inglês) aqui.
“Novos Assassinatos na Rua Morgue”, Clive Barker
Presente no volume 2 de Livros de Sangue (publicado no Brasil pela Darkside Books), este conto se trata de uma sequência do conto de Poe. O narrador e protagonista do conto de Barker afirma que seu avô conhecera Poe e que ele mesmo, o seu avô, contou ao escritor americano sobre os crimes da Rua Morgue, os quais então Poe levara para a sua literatura. O narrador lembra-se de tal fato ao ser chamado por uma antiga amiga, em Paris, onde ocorrera um crime digno do conto de Poe, cujas circunstâncias são tão estranhas quanto. Apresentando crimes sangrentos e um final um tanto surpreendente, Barker faz uma bela homenagem a Poe enquanto demonstra ainda até que ponto uma obsessão pode levar o ser humano.
O conto foi publicado na edição da Darkside Books de “Livros de Sangue – volume II”.
“A Pena do Corvo” – Duda Falcão
Neste conto conhecemos um escritor, admirador de Edgar Allan Poe, o qual obtém uma inspiração praticamente febril após adquirir uma pena de corvo para escrever. Uma leitura rápida, imersiva e absolutamente marcante. O conto foi publicado no primeiro livro de contos de Duda Falcão, intitulado “Mausoléu”, cuja primeira edição foi lançada em 2013, pela editora Argonautas, e agora tem sua segunda edição lançada neste ano, pela editora Avec.
O conto pode ser escutado também no YouTube narrado no canal Conto um conto.
Confira nesta lista aqui outros contos de Duda Falcão inspirados em Poe.
“Gato Preto Enredado Em Pernas Bambas” – Sinara Foss
Edgar, encarcerado na antiga prisão da cidade de Vinha d ‘Alho, mal consegue contar os dias na permanente escuridão de sua cela. Sem contato com o mundo externo, sem ouvir a voz humana, embriagado pelas lembranças sangrentas de seu crime, recebe um estranho convite para o jantar do dia dos namorados. Neste conto, Sinara dá seguimento a uma das mais famosas obras de Poe, criando um encontro inusitado e macabro, mas definitivamente satisfatório para aqueles que sentem raiva pelas crueldades do narrador de “O Gato Preto”.
O conto é parte da coleção Amores Macabros e pode ser encontrado em e-book na Amazon.
Dicas extras:
para mais contos nacionais em homenagem ao mestre do macabro, confira também a lista 7 obras nacionais em homenagem a Edgar Allan Poe.