Allan de Souza, professor de português e literatura no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Carlos Falseth, no Jardim América, no Rio de Janeiro, fez o maior sucesso nas redes sociais ao compartilhar um vídeo de alunos cantando sobre os diferentes tipos de cabelo.
O professor e as crianças cantam juntos: “O meu cabelo é bem bonito. É black power e bem pretinho. O do João também é bonito, é amarelo e bem lisinho. O da Vitória é uma gracinha, cor de chocolate, feito de trancinha. O do Ricardo é muito legal, é bem crespinho e é natural. Muitos formatos, vários cabelos. Não tenha medo, se olhe no espelho. Ele representa a sua identidade. Ninguém vai tirar a minha liberdade”.
Leia também: Professora de redação utiliza letra de funk para ensinar figuras de linguagem e cantor comemora
Uma forma criativa e divertida que ensina sobre respeito, aceitação e valorização. Na interação, as crianças fortalecem a autoestima ao mesmo tempo que compreendem a respeitar as diferenças.
O resultado teve bastante repercussão. Emicida compartilhou emocionado o vídeo e professores de outros estados pediram para adotar a música em sala de aula.
Em entrevista, Allan, que também é poeta e cantor, comemorou com alegria sua primeira canção infantil antirracista. “Isso é muito mágico, esse momento que a gente está podendo trazer uma nova educação inclusiva, trabalhando com autoestima, valorização, acolhimento”.
Confira: