Contra a censura, o livro “O conto da Aia” ganha exemplar à prova de fogo

A editora Penguin Random House lançou recentemente um único exemplar à prova de fogo do livro “O Conto da Aia“, de Margaret Atwood. A ação faz parte da campanha contra a censura de livros.

O romance distópico, publicado pela primeira vez em 1985, está entre os livros mais perseguidos e banidos em escolas do país. O comunicado da editora diz: “Por todos os Estados Unidos e ao redor do mundo, livros estão sendo contestados, banidos e até queimados. Então nós criamos uma edição especial da obra que vem sendo contestada e banida há décadas”.

A edição inédita está sendo leiloada de forma on-line pela Sotheby’s New York até o dia 7 de junho. A renda será destinada à Pen America, organização que defende a liberdade de expressão nos EUA. Conforme essa instituição, 1.586 livros foram banidos por administrações escolares públicas do país entre julho de 2021 e março de 2022. A maioria deles trata de temas como racismo, identidade de gênero e orientação sexual.

Leia também: 10 escritores(as) censurados(as) pela ditadura militar brasileira

O livro também inspirou a série The Handmaid’s Tale, lançada em 2017, que recebeu diversos prêmios, inclusive o Emmy de melhor drama.

A escritora canadense de 82 anos participou da campanha da editora para promover a divulgação. Para demonstrar a resistência ao fogo, ela tenta queimar o livro com um lança-chamas. Veja o vídeo:

Fonte
Fonte

Related posts

De “guerras individuais e feridas que não se fecham” se faz ‘Hum’, diz Samir Mesquita

“Deus é o não-dito”: o silêncio luminoso de John Berger em “O toldo vermelho de Bolonha”

O cão na matilha de lobos: Javert e a traição de classes

1 comentário

Um Brasil de “aias”: a distopia do mundo real acontece aqui - JornalNota 16 de junho de 2024 - 13:49
[…] Leia também: Contra a censura, o livro “O conto da Aia” ganha exemplar à prova de fogo […]
Add Comment