“Dez mitos sobre Israel”, livro do historiador israelense Ilan Pappe desafia a narrativa mainstream sobre a Palestina

Livro de Ilan Pappe, publicado pela Editora Tabla, desafia a narrativa dominante sobre as origens e a identidade contemporânea do Estado de Israel

Neste livro, o historiador israelense Ilan Pappe busca refletir e desfazer a narrativa mainstream a respeito das origens e da identidade contemporânea do Estado de Israel. Os “dez mitos” que Pappe explora — repetidos interminavelmente na mídia e aceitos sem questionamento pela maioria dos governos do mundo — reforçam o status quo regional. Pappe se opõe, por exemplo, à afirmação de que a Palestina era uma terra vazia antes da ocupação israelense, reescrevendo a história da formação do sionismo e seu papel nas primeiras décadas da construção do Estado de Israel. Ele analisa também os mitos em torno dos motivos do fracasso dos Acordos de Paz de Camp Davis e das razões oficiais dos ataques a Gaza. Finalmente, Pappe explica por que a solução de dois Estados não é mais viável.

 Na orelha do livro, o professor e escritor Salem Nasser ressalta a importância de um livro como Dez mitos sobre Israel, principalmente pelo fato de que ele permite não só enxergar as injustiças, mas antes, “desafiar os mitos que nos cegam”. Para o autor, “é preciso substituir os mitos pela verdade histórica. É isso que faz Ilan Pappe de modo magistral”. Arlene Clemesha, historiadora e professora de Cultura Árabe da Universidade de São Paulo (USP),  no prefácio da edição brasileira, vai na mesma direção de Nasser, ao dizer “que Ilan Pappe nos entrega um arsenal de conhecimento, de extrema qualidade, que colabora para o esforço de desconstrução das falsificações que fornecem sustentação à opressão israelense do povo palestino, servindo assim a todos aqueles que de alguma forma se inserem no debate sobre a questão israelo-palestina”.

Veja também: ‘Samarcanda’, romance conta história do manuscrito persa perdido no naufrágio do Titanic

Dez mitos sobre Israel é um livro fundamental para a compreensão do que realmente está por trás do tão falado, e pouco conhecido no Brasil, “conflito” Israel-Palestina ou, como ressalta Nasser, “um livro corajoso, e extremamente inteligente, que busca justamente sacudir as fundações dessa muralha, ou dessa cortina de fumaça, que cerca e esconde a dura realidade, enfrentando os elementos fundacionais de uma narrativa cuja força é formidável, de uma mitologia que conseguiu penetrar fundo suas raízes”.

Para comprar o livro, acesse o nosso site:
https://editoratabla.com.br/catalogo/dez-mitos-sobre-israel/

Sobre o autor:

Filho de imigrantes judeus alemães e nascido em Haifa em 1954, Ilan Pappe é um dos nomes mais importantes entre os chamados “novos historiadores”, grupo israelense que revolucionou profundamente o conhecimento sobre a história da Palestina, do sionismo e do Estado de Israel.

Pappe foi professor sênior no departamento de História do Oriente Médio e no Departamento de Ciência Política da Universidade de Haifa, entre 1984 e 2006. Por dedicar seu conhecimento à denúncia vigorosa da limpeza étnica do povo palestino, Pappe enfrentou pressões e ameaças que o levaram a exilar-se na Inglaterra, onde vive até hoje. É fundador e diretor do Centro Europeu de Estudos Palestinos da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha.

Sobre o tradutor:

Bruno Cobalchini Mattos é tradutor do inglês e do espanhol. Nasceu em Porto Alegre, onde graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao longo do curso, estudou durante um período Tradução e Literatura na Universidade Autônoma de Madri (UAM), onde deu início aos seus estudos tradutórios.

Já traduziu para o português obras de autores anglófonos como George Orwell, Ray Bradbury e F. Scott Fitzgerald, além de um vasto conjunto de obras de não ficção. Também é responsável por trazer aos leitores brasileiros obras de autores latino-americanos como Pablo Katchadjian, J.P. Zooey, Vera Giaconi e Miguel Ángel Asturias – este último vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.

Sobre a Editora Tabla:

A Editora Tabla tem como foco a publicação de livros referentes às culturas do Oriente Médio e do Norte da África e seus ecos mundo afora. Com o objetivo de ressaltar os pontos de contato, percorrendo e construindo pontes culturais, nosso desejo é apresentar e representar essas culturas de forma autêntica, longe dos estereótipos. 

Serviço:

Título: Dez mitos sobre Israel

Autor: Ilan Pappe

Tradutor: Bruno Cobalchini Mattos

Editora: Tabla

Preço de Capa: R$ 67,00

Edição: 2022, 1ª edição

Número de páginas: 256

Assunto: História Oriente Médio

Formato em centímetros: 14 x 21 cm

Encadernação: brochura

ISBN: 978-65-86824-30-8

Related posts

Claudia Schroeder lança “Gatos falando alemão”, com poemas sobre a verdade do cotidiano

Cena de “O Conde de Monte Cristo”, nova minissérie da Mediawan, é revelada. Veja aqui!

Ailton Krenak lança primeiro livro dedicado ao público infantil