No Mato Grosso do Sul, tucano recebe prótese de bico feita em impressora 3D

Um tucano foi acolhido no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), no Mato Grosso do Sul, ainda jovem, e com a parte superior do bico quebrado. No entanto, não foi possível identificar as causas que levaram a essa situação. Com dificuldade para se alimentar, o animal está sob os cuidados da instituição há 8 meses. Para realizar a implantação foi preciso esperar ele chegar a fase adulta para conseguir imprimir um bico compatível com o seu peso e tamanho.

Veja também: Designer brasileiro reconstitui casco de jabuti em impressora 3D e entra para o livro dos recordes

O modelo da prótese é feito em filamento especial e envolve a programação avançada tridimensional para sua confecção. Cada vez mais comum, esse tipo de procedimento é um grande avanço para a reconstituição ou substituição de membros lesionados ou defeituosos de animais. Inclusive, tem recebido reconhecimento nacional entre as instituições de ensino superior do país. Nos últimos dois anos, a instituição realizou dois implantes em animais: o bico de uma arara e a perna de uma seriema adulta.

“O modelo da prótese foi feito a partir da extração de uma imagem de tomografia e reproduzido em impressora 3D de forma compatível com o peso e o tamanho do animal. Hoje, o tucano se alimenta bem, se comporta bem e continua em observação e cuidados no CRAS”, explicou o veterinário Lucas Cazati.



Fonte

Related posts

“Menino do vício”: ex-dependente químico compartilha nas redes como os livros ajudaram na sua luta contra as drogas

A importância da proteção ao consumidor em compras online

Grazi Massafera mostra o pai lendo um livro pela primeira vez