O nome dele é Daniel Belmonte. Ele é um carioca de 28 anos de idade, mas apesar da idade ele já escreveu e dirigiu um longa-metragem: Álbum em Família. O filme fez parte mostra competitiva do Festival de Gramado em 2021. Escreveu e dirigiu também o filme B.O/ Diretor artístico da Cia Involuntária, com a qual realizou diversos espetáculos de teatro de sua autoria, entre eles a Peça Ruim e.Entópicos. Agora ele está lançando o seu primeiro livro, pela Editora Patuá, LAURA É UM NOME FALSO PARA ALGUÉM QUE AMEI DE VERDADE.
A autora Martha Mendonça, no prefácio do livro, afirma que
o autor brinca com as fronteiras da ficção e da autobiografia para falar de amor, sexo, relações familiares. Trata também de Deus, o tempo, medos e prazeres cotidianos misturando linguagem formal, diálogos de roteiro, listas e fragmentos da comunicação moderna.
Para ela, há pessoas que têm um belo e vasto mundo interior, mas não possuem instrumentos para expressá-lo. Outras têm a fala ou a escrita fácil, mas pouco o que dizer. Para nossa sorte, Daniel Belmonte pertence à categoria que une as duas coisas. No teatro, no cinema, na TV e agora na literatura, ele mostra a si e sua geração de forma criativa e emocionante.
Em Laura é um nome falso para alguém que eu amei de verdade, Tudo junto e misturado, como convém ao mundo de hoje. Um livro também sobre o jovem de hoje, multifacetado, rápido, impaciente, mas, ainda assim – e por que não? – profundo, setencia.
O autor nos leva pela mão para saber de seus estranhamentos sobre a vida adulta e ansiolíticos, lugares preferidos do Rio e playlists perfeitas para cada momenta. Mas também para a descoberta dos sonetos da avó morta e a grande beleza de pessoas feias se beijando no carnaval. “No amor ou na ficção, não adianta querer viver só de clímax. Se vivêssemos só de clímax, a poesia não teria porquê”, escreve Belmonte. E na rotina do protagonista – um diário de pouco clímax, muitas dúvidas e referências deliciosas – faltam certezas e verdades absolutas. Mas nunca poesia.
Leia também: 10 vídeos de artistas que gravaram no isolamento e resultaram em incríveis espetáculos virtuais
SOBRE O LIVRO
O romance é composto de pequenos fragmentos, mas cada um com o título de um lugar diferente. São caminhos percorridos que revelam o mapa de um relacionamento. Diálogos, músicas, filmes, livros, poemas. Tudo que estiver ao alcance na tentativa de dar conta de uma paixão.
Compre o livro aqui!