Escritora de 100 anos comemora segundo livro de contos publicado

A poetisa e escritora Leonira Gentini, natural de Potirendaba (SP), e moradora de Itupeva (SP) há 33 anos, acaba de publicar seu segundo livro, aos 100 anos. O primeiro livro “Só com poesias” foi publicado em 2015. Na época, ela já tinha material suficiente para outro livro – 500 páginas manuscritas. No entanto, este ano, com a ajuda de amigos, o livro de contos foi publicado. “Contos reais” retrata a trajetória da família que veio da Itália para o Brasil, além de reunir histórias marcantes ocorridas na infância e na juventude.

A leitura e a escrita sempre estiveram presentes na sua vida: “Eu comecei a trabalhar em 43 como telefonista, aí eu lia muito romance. Nossa, como eu lia romance. Adorava. Aí comecei a escrever poesias”, relembra dona Léo, como é carinhosamente conhecida na cidade. No lançamento do livro no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a escritora relatou entusiasmada:

“Eu sou uma pessoa que não fui à escola, fui criada na roça e que comecei a escrever poesia apenas com 25 anos. Então imagina para mim, como é a emoção hoje? Posso dizer que é um dos dias mais felizes da minha vida. Essa história já estava escrita e contei com muitos amigos para o lançamento”.

Com a ajuda de colegas e da equipe do CCI, a obra foi transcrita para os meios digitais. “A Léo já tinha comentado com a gente que tinha um livro escrito à mão. Foi aí que nós aqui do CCI nos dividimos e começamos a digitar este livro. Assim ficaria mais fácil de dar continuidade no processo de impressão”, explicou a coordenadora da instituição.

Nem mesmo as adversidades fizeram com que desistisse de sua paixão. Com menos de 30 anos, ela foi diagnosticada com hanseníase, uma doença crônica, que levou a amputação das duas mãos. Para que fosse possível escrever, foi improvisado um elástico para apoiar a caneta ou o lápis.


E, se depender dela, essa paixão pela escrita continuará: “Se eu vivesse mais 50 anos com a cabeça que eu tenho, claro que escreveria”, destacou a autora.

 

Fonte
Fonte

Related posts

“Baleia”: Felipe Bier estreia na poesia em busca de novos horizontes estéticos e “natureza ativa”

A poesia livre, revolucionária e brilhante de Gilka Machado em “Poesia completa”

Conceição Evaristo e “Carolina Maria de Jesus” se encontram ao final das filmagens de Quarto de Despejo

2 comentários

Cris 20 de dezembro de 2021 - 19:29
Que história linda de esperança!
Aos 90 anos de idade, professora lança livro para que crianças aprendam a ler e escrever - JornalNota 12 de agosto de 2023 - 00:43
[…] Leia também: Escritora de 100 anos comemora segundo livro de contos publicado […]
Add Comment