Novo livro tenta desvendar os mistérios do “sumiço” de Agatha Christie

Em 1926, Christie desapareceu por onze dias, sem que ninguém soubesse seu paradeiro. Em seu novo livro “O mistério de Agatha Christie”, a escritora best-seller especula sobre o que a rainha do suspense teria feito nesse período.

“Uma história impressionante… O final é engenhoso, possivelmente a explicação mais plausível para o desaparecimento da autora Agatha Christie, por 11 dias, em 1926.” The Washington Post

Em 3 de dezembro de 1926, a escritora Agatha Christie desapareceu. Os investigadores da época encontraram apenas seu carro vazio, abandonado às margens de um lago. As únicas pistas eram as marcas de pneu na estrada próxima e um casaco deixado dentro do veículo – algo estranho, considerando a noite fria. O marido de Agatha Christie e sua filha não faziam ideia de onde ela poderia estar, e uma operação sem precedentes mobilizou a Scotland Yard, a mídia e toda a Inglaterra na busca pelo paradeiro da autora. Onze dias depois, no entanto, ela reapareceu, de forma tão misteriosa quanto havia desaparecido, alegando não se recordar de onde estava ou do que tinha feito nesse tempo. Até os dias de hoje, o episódio permanece sem solução.

É esse o pano de fundo de O mistério de Agatha Christie, novo romance da escritora Marie Benedict, que especula sobre o que a rainha do suspense teria feito durante esses onze dias. Aos fãs de Christie, esta é uma oportunidade para conhecer mais detalhes da vida pessoal da autora: como conheceu seu marido, como se tornou escritora e como se dava o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, sobretudo em uma época considera hostil às mulheres que ousavam sonhar para além dos limites domésticos. A publicação é um lançamento da Editora Planeta, por onde Benedict publicou também A única mulher, best-seller do The New York Times.

Em uma narrativa não linear, que mistura o passado do casal Christie e o momento presente do desaparecimento, bem como múltiplos narradores, Benedict escreve a partir de fatos reais e construções ficcionais. A publicação conta ainda com um guia de leitura coletiva e uma entrevista com a autora. Da mesma maneira que os livros de Agatha Christie cativam o leitor, a história em torno de seu desaparecimento estimula a curiosidade: afinal, o que aconteceu com a escritora durante aquele período?

Quer ler alguns trechos do livro? A gente separou pra você!

TRECHOS DO LIVRO

– Senhor – Charlotte diz quando Archie não responde. – Acredito que isso se qualifique como uma grave emergência. Sua esposa está desaparecida.

Escrever, no entanto, permanecera uma paixão e tornou-se um hábito, assim como minhas amigas passavam o tempo fazendo bordado ou pintura de paisagens.

Rendendo-me à inevitabilidade daquela cerimônia apressada, quase ri de mim mesma como noiva, usando um vestido diurno, um casaco e um chapeuzinho roxo como meu único adorno. Mas sabia que não importava. Porque eu não era mais Agatha Miller. Eu era Agatha Christie.

Incentivada por ele, eu enviara o manuscrito a várias editoras, incluindo Methuen e Hodder & Stoughton, e todas me responderam com cartas de rejeição. Eu não esperava sucesso; afinal, era apenas uma dona de casa, sem treinamento formal em escrita.

FICHA TÉCNICA

Título: O mistério de Agatha Christie

Autor: Marie Benedict

Páginas: 320

Preço livro físico: R﹩ 56,90

Editora Planeta

SOBRE A AUTORA

Graduada em História e História da Arte pela Boston College, Marie Benedict é advogada, com experiência em duas das maiores firmas de advocacia dos Estados Unidos. Enquanto trabalhava com Direito, Marie percebeu a lacuna que existe na história de grandes mulheres que, por muito tempo, tiveram seus feitos negligenciados. Assim, dedicou-se a revelar esses segredos do passado por meio da escrita. É autora de Senhora Einstein, sobre a vida da primeira esposa do famoso cientista, ela também uma física de profissão, e seu papel nas principais descobertas do marido. Pela editora Planeta do Brasil, publicou o best-seller mundial A única mulher, em que revisita a vida e as conquistas da célebre Hedy Lamarr, sob uma perspectiva mais adequada às discussões contemporâneas a respeito do papel social das mulheres.

Related posts

“Retratos da Leitura no Brasil”: Pesquisa revela que o brasileiro lê cada vez menos

Projeto ‘Uma nova história’ incentiva o hábito de leitura no DEGASE

A atmosfera da vida particular soviética em “No degrau de ouro”, de Tatiana Tolstáia

1 comentário

Conheça "A Outra Casa", da escritora inglesa que escreve histórias de Poirot e Mrs. Marple - NotaTerapia 22 de março de 2023 - 21:44
[…] Leia também: Novo livro tenta desvendar os mistérios do “sumiço” de Agatha Christie […]

Comentários estão fechados.

Add Comment