Um dos principais destinos turísticos do Brasil, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, inaugurou no mês de outubro o primeiro museu subaquático de água doce do mundo.
Com aproximadamente 4 metros de profundidade, o lago de águas cristalinas está dentro do complexo de ecoturismo Nascente Azul e abriga 12 estátuas construídas de malha inoxidável e cimento com ph neutro. As peças pesam entre 200 e 400 kg e tem de 80 cm até 2,60 metros. Nesse mesmo local, que conta com uma variada biodiversidade, já acontecia a atividade de mergulho com cilindro.
A ideia foi inspirada em museus já existentes em outros países, como aquele criado pelo artista britânico Jason deCaires Taylor. Confira a matéria AQUI.
Com as temáticas de sustentabilidade e de preservação ambiental, a primeira exposição, denominada Ciclos, recebe obras de artistas locais. Com o tempo, as peças vão se transformando pela ação da natureza, criando obras de arte únicas que unem o trabalho humano e o meio ambiente.
A empresa responsável destaca que para o mergulho na Nascente Azul não é preciso nenhum tipo de curso ou certificado prévio e pode ser realizado por iniciantes por se tratar de um ambiente controlado e com acompanhamento de instrutor credenciado.
Confira o vídeo: