Fernanda Montenegro é confirmada imortal da Academia Brasileira de Letras

A grande dama do teatro e do cinema brasileiro, Fernanda Montenegro será a nova ocupante da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras, cadeira que era ocupada anteriormente por Affonso Arinos de Mello Franco. A escolha foi feita quando, em sinal de respeito, como é de praxe, não houve inscritos para a cadeira. A vitória foi anunciada hoje.

Veja também: Fernanda Montenegro fala sobre incêndio na Cinemateca: “Cultura sofre um cala boca”.

Como funciona a Academia?

Ela concorreu sozinha à Cadeira 17, vazia desde a morte de Affonso Arinos de Mello Franco, em 2020, diplomata, escritor e político brasileiro. A nossa grande atriz recebeu 32 votos favoráveis a sua candidatura – a votação também contou com duas abstenções e aconteceu no Petit Trianon, sede da Academia. De forma consagradora, isso pode ser entendido como uma homenagem à atriz.

Sonho antigo da ABL, Fernanda completa 92 anos no próximo dia 16 de outubro e tomará posse logo depois que a Academia voltar do recesso de final de ano, em março.

Quem eram os possíveis candidatos?

Entre os possíveis candidatos, estavam os escritores Daniel Munduruku, de origem indígena, e os escritores Alberto Mussa e Godofredo Oliveira Neto. Além disso, o nome do cantor e compositor Gilberto Gil também corria por fora.

Veja a matéria completa aqui!

Related posts

“Baleia”: Felipe Bier estreia na poesia em busca de novos horizontes estéticos e “natureza ativa”

A poesia livre, revolucionária e brilhante de Gilka Machado em “Poesia completa”

Conceição Evaristo e “Carolina Maria de Jesus” se encontram ao final das filmagens de Quarto de Despejo

Comentários estão fechados.

Add Comment