10 palavras de origem africana que fazem parte do nosso vocabulário

Perfil no Instagram de militância negra e reeducação racial elencou algumas palavras que foram incorporadas à língua portuguesa.

A página “Falando de Racismo”, que usa o Instagram para promover discussões e debates para a reeducação racial, tem uma série de conteúdos importantíssimos que abordam a temática do racismo.

Lá, é possível encontrar indicações de livros, filmes e séries que nos ajudam a refletir sobre as desigualdades raciais no Brasil e no mundo.

Além disso, há muitos posts informativos sobre temas como colorismo, lugar de fala, afroconveniência, além de muitos outros conceitos que têm sido abordados pela militância antirracista para chamar a atenção para as múltiplas formas como o racismo funciona.

Veja AQUI 3 indicações de Chimamanda Ngozi Adichie sobre escritores da África que você precisa conhecer!

Em um dos posts, a página elencou 10 palavras que foram incorporadas à língua portuguesa que têm origem africana. Afinal, uma forma de funcionamento do racismo é o apagamento das heranças africanas trazidas com as pessoas que foram escravizadas.

A lista traz nomes de comidas, como “fubá” e “quiabo”, e outras como “dengo”. Para ver o post original e conhecer toda a lista de palavras da nossa língua são de origem africana, clique aqui. Aproveite e siga o perfil “Falando de Racismo” no Instagram para acompanhar as postagens. Afinal, todo dia é dia de desconstruir um pouco mais o racismo que nos constitui.

Imagem de capa de Okan AKGÜL por Pixabay

Related posts

Professor mineiro faz sucesso nas redes sociais ao utilizar paródias musicais para ensinar língua portuguesa

Trabalhadores rurais são alfabetizados em 100 dias no interior de Minas Gerais

“Imagens de uma busca de si”: livro reúne conteúdos inéditos em formato multimídia