Tom Zé começa a gravar disco chamado ‘Língua Brasileira’ próximo a completar 85 anos de idade
O nosso grande cantor e compositor Tom Zé está prestes a completar 85 anos de idade e vai comemorar com um disco novo. Ele começa a gravar em breve um novo álbum, em que se propõe a desvendar a formação do idioma falado por aqui.
“O disco vai se chamar ‘Língua Brasileira’, que é o nome de uma música que fiz muito tempo atrás. Nessa música tem versos muito lindos, os versos mais lindos que eu já fiz. Tem muita coisa sobre a história da língua portuguesa e, vindo para cá, a presença indígena, a presença negra”, contou o artista à Folha.
A música que dá nome ao disco é uma faixa do disco “Imprensa Cantada” (2003), música que inspirou o diretor Felipe Hirsch a criar uma peça homônima, com outras músicas encomendadas a Tom Zé.
Segundo a matéria da Folha, outro presente que o baiano recebe é o projeto “Uma Onda para Tom Zé”, com suas músicas regravadas por artistas de diversas gerações —Fernanda Takai e John Ulhoa, por exemplo, assumem “Se o Caso É Chorar”. Idealizado pela jornalista e radialista Patricia Palumbo, o projeto será lançado na semana do seu aniversário nas plataformas digitais.

Como vai o Brasil, Tom Zé?
Quando perguntado sobre a situação política do Brasil, ele fez severas críticas ao governo Bolsonaro. Obviamente, ele fez isso com o seu tom irônico, debochado e esperançoso.
“No mundo não há governo mais analfabeto. Nunca se viu nem se pensou que pudesse ter uma coisa dessa no mundo, o mundo está admirado. O próprio governo incentiva a mineração ilegal, que destrói rios e matas e leva doenças para os indígenas. Um governo ignorante. Imagine dizer que os índios são habitantes miseráveis de regiões ricas. Os indígenas não fazem exploração de rios porque a vida deles é uma vida que conserva a natureza”, disse em matéria da Folha
Veja a entrevista completa aqui!