Documentário “Todas as Melodias” conta a vida e a música de Luiz Melodia

Dirigido por Marco Abujamba, o documentário homenageia o cantor carioca, que faleceu em 2017.

Luiz Melodia não tem “melodia” em seu nome à toa. Nascido Luiz Carlos dos Santos no Estácio, Rio de Janeiro – que viria a ser eternizado em sua música “Estácio, Holly Estácio” – o cantor foi uma das mais importantes vozes da música popular brasileira. Filho de Oswaldo Melodia, cresceu no morro São Carlos e fez da música seu lugar no mundo.

Com voz marcante e timbre inimitável, Luiz Melodia lançou hits que até hoje são reverenciados como músicas essenciais da MPB, como “Pérola Negra”, “Magrelinha”, “Juventude Transviada” e “Fadas”.

O cantor e compositor nos deixou em 2017, aos 66 anos, em decorrência de um câncer. Mas sua obra o mantém vivo e sua trajetória rendeu algumas justas homenagens. É o caso do documentário “Todas as Melodias”, de 2020, dirigido por Marco Abujamra e disponível no Canal Curta.

Luiz Melodia tem música até no nome. Nasceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no Morro do Estácio, no dia 7 de janeiro de 1951. Sua trajetória foge um pouco do esperado. Luiz Melodia, apesar de ter crescido no morro no meio do samba, não é um sambista. Não recusa suas origens musicais, mas foi mais além. Assimilou uma musicalidade que absorve vários estilos e criou uma forma muito particular de composição. O filme proposto terá o ritmo e força de sua poesia urbana. Através de shows memoráveis, entrevistas com pessoas importantes na vida do músico e contando com a participação do biografado de forma espontânea, apresentaremos a trajetória deste artista que carrega um estilo inquieto, elegante, sofisticado e carismático.

Sinopse do filme.

Com participações de Zezé Motta, Arnaldo Antunes, Jards Macalé, Liniker, Céu, Wally Salomão e muitos outros, o documentário revela a extensão da importância de Luiz Melodia através de gerações de cantores, compositores e artistas brasileiros. Jane Reis, viúva de Melodia, também oferece diversos relatos sobre o músico.

O documentário traz elementos a respeito das dificuldades impostas pelo racismo na trajetória de Melodia e na potência e força de sua arte diante da violência do mundo. Sua música, uma mistura complexa entre o samba, a MPB e a soul music, é também personagem desse filme que reverencia a vida e o legado de um dos maiores nomes da música brasileira.

O filme está disponível no CurtaOn! do NOW, streaming da Net, e também no Tamanduá. Mais informações podem ser lidas no site do Canal Curta.

Related posts

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?

“Frozen”, arromanticidade e assexualidade: como Elsa se tornou um ícone da comunidade aro-ace

“Fernanda Young: Foge-me ao Controle” (2024): documentário transforma escritora em poesia