Documentário “Todas as Melodias” conta a vida e a música de Luiz Melodia

Dirigido por Marco Abujamba, o documentário homenageia o cantor carioca, que faleceu em 2017.

Luiz Melodia não tem “melodia” em seu nome à toa. Nascido Luiz Carlos dos Santos no Estácio, Rio de Janeiro – que viria a ser eternizado em sua música “Estácio, Holly Estácio” – o cantor foi uma das mais importantes vozes da música popular brasileira. Filho de Oswaldo Melodia, cresceu no morro São Carlos e fez da música seu lugar no mundo.

Com voz marcante e timbre inimitável, Luiz Melodia lançou hits que até hoje são reverenciados como músicas essenciais da MPB, como “Pérola Negra”, “Magrelinha”, “Juventude Transviada” e “Fadas”.

O cantor e compositor nos deixou em 2017, aos 66 anos, em decorrência de um câncer. Mas sua obra o mantém vivo e sua trajetória rendeu algumas justas homenagens. É o caso do documentário “Todas as Melodias”, de 2020, dirigido por Marco Abujamra e disponível no Canal Curta.

Luiz Melodia tem música até no nome. Nasceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no Morro do Estácio, no dia 7 de janeiro de 1951. Sua trajetória foge um pouco do esperado. Luiz Melodia, apesar de ter crescido no morro no meio do samba, não é um sambista. Não recusa suas origens musicais, mas foi mais além. Assimilou uma musicalidade que absorve vários estilos e criou uma forma muito particular de composição. O filme proposto terá o ritmo e força de sua poesia urbana. Através de shows memoráveis, entrevistas com pessoas importantes na vida do músico e contando com a participação do biografado de forma espontânea, apresentaremos a trajetória deste artista que carrega um estilo inquieto, elegante, sofisticado e carismático.

Sinopse do filme.

Com participações de Zezé Motta, Arnaldo Antunes, Jards Macalé, Liniker, Céu, Wally Salomão e muitos outros, o documentário revela a extensão da importância de Luiz Melodia através de gerações de cantores, compositores e artistas brasileiros. Jane Reis, viúva de Melodia, também oferece diversos relatos sobre o músico.

O documentário traz elementos a respeito das dificuldades impostas pelo racismo na trajetória de Melodia e na potência e força de sua arte diante da violência do mundo. Sua música, uma mistura complexa entre o samba, a MPB e a soul music, é também personagem desse filme que reverencia a vida e o legado de um dos maiores nomes da música brasileira.

O filme está disponível no CurtaOn! do NOW, streaming da Net, e também no Tamanduá. Mais informações podem ser lidas no site do Canal Curta.

Related posts

17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!

Marcelo Rubens Paiva revela que “Ainda Estou Aqui” só pôde ser escrito por causa da Comissão da Verdade do governo Dilma

“Horizon: Uma Saga Americana Parte 1” (2024) – Terra da oportunidade e da violência