“O Maraca é nosso?”: Luiz Antonio Simas lança obra sobre o estádio que é metáfora do Brasil

“Complexo, contraditório, colonizado por interesses políticos dos mais questionáveis, por interesses econômicos dos mais nefastos” – assim o jornalista Irlan Simões inicia sua apresentação do novo livro de Luiz Antonio Simas.

O livro se chama “Maracanã: quando a cidade era terreiro”, e conta a história do estádio mais famoso do mundo.. Irlan, autor do livro “Clientes versus torcedores”, sobre a nova cultura torcedora nas “arenas”, sabe do que fala. Simas, com seu texto fluido, traça a história do Maracanã a partir da memória das pessoas comuns, dos torcedores que frequentavam a Geral.

Mas o livro vai mais longe. Como Silvio Almeida escreve na orelha da obra, é um livro que, a partir da história do estádio, conta a história do Rio de Janeiro e do Brasil. “O autor consegue de forma magistral nos mostrar como o estádio, desde sua construção, fez parte de momentos cruciais da história do país”, conta o advogado e presidente do Instituto Luiz Gama Silvio Almeida, que complementa: “

“O Maracanã em seus primórdios sintetizou o ideal da integração de classes e da busca pela ‘homogeneização social’, como dizia Celso Furtado, viu-se atingido pela vaga neoliberal. O que era lugar de encontro e de catarse coletiva, virou arena”.

Simas é hoje um dos mais destacados pensadores do país, de um Brasil miúdo, como ele gosta de dizer, e em “Maracanã: quando a cidade era terreiro”, “através de um texto leve e criativo, o imaginário popular e a história social se cruzam em um relato sobre o monumento que forjou o Brasil que conhecemos”, aponta Irlan, que lembra ainda que este livro é “uma obra especialmente importante para aquela pessoa que, por algum motivo, não teve a sorte de ser arrebatado pela paixão futebolística”.

A obra está em pré-venda até dia 5 de setembro, com frete grátis e autografado

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Veja nosso papo com o autor:

Maracanã: quando a cidade era terreiro
Mórula Editorial

Dimensões: 140 x 210 x 14mm
Edição e preparação do original: Marília Gonçalves

Revisão: Natalia von Korsch
Checagem: Cassio Loredano
Ilustração (capa): Mulambö sobre foto de Ricardo Beliel
Design: Patrícia Oliveira

PREÇO DE CAPA: R$ 72,00

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