Manuscrito de Dostoiévski de Os Irmãos Karamazov viraliza nas redes pelo “garrancho” na letra

Uma imagem viralizou nas redes sociais nos últimos dias: um manuscrito do escritor russo Fiódor Dostoiévski, datado de aproximadamente 1880, em que contém uma página com escritos sobre o romance Os Irmãos Karamazov.

Na imagem é possível ver não só pequenos blocos de textos como pequenos círculos, como também riscos, linhas e até alguns desenhos do autor. O que chama atenção é o fato de que o manuscrito não parece conter uma ordem muito clara de como deveria ser lido, incluindo algumas partes que estão sobrepostas sobre outras.

A pergunta que fica é: como ele conseguia se entender nesses manuscritos?

Um dos usuários chamou a atenção para o fato de que Dostoiévski possuía epilepsia e que há uma forma específica de epilepsia que afeta o lobo temporal, um subconjunto que menos de 10% dos pacientes com epilepsia do lobo temporal têm, e que achamos que Dostoiévski possa ter por causa de seus sintomas. E isso poderia ficar evidenciado pela imagem.

Leia também: Raro manuscrito de Dostoiévski é encontrado com misterioso desenho de William Shakespeare

Sobre o romance

Ao começar a biografia de meu herói, Alieksiéi Fiódorovitch, sinto-me um tanto perplexo. Com efeito, se bem que o chame meu herói, sei que ele não é um grande homem; prevejo também perguntas deste gênero: “Em que é notável Alieksiéi Fiódorovitch, para que tenha sido escolhido como seu herói? Que fez ele? Quem o conhece e por quê? Tenho eu, leitor, alguma razão para consagrar meu tempo a estudar-lhe a vida?”.

Os Irmãos Karamazov é um dos maiores clássicos da literatura e o último romance publicado em vida pelo autor. A narrativa trata da história de uma conturbada família em uma cidade na Rússia. O patriarca da família é Fiódor Pavlovitch Karamázov, um palhaço devasso que subiu na vida principalmente devido aos dotes de suas duas mulheres, ambas mortas de forma precoce, e à sua mesquinharia. Com a primeira mulher tem um filho, Dmitri Fiodorovitch Karamázov, que é criado primeiramente pelo criado que mora na isbá ao lado de sua casa e depois por Miússov, parente de sua falecida mãe. Com a segunda mulher tem mais 2 filhos: Ivan e Aliêksei Fiodorovitch Karamázov, que são criados também por um parente da segunda mulher do pai de ambos. Ao passo que Ivan se torna um intelectual, atormentado justamente por sua inteligência, Aliêksei se torna uma pessoa mística e pura, entrando para um mosteiro na cidade.

Mas sobre o manuscrito…veja a imagem e tire suas próprias conclusões:

Segundo pesquisas, este era um método comum de Dostoiévski escrever seus romances. Um outro usuário publicou um outro manuscrito do autor, dessa vez para Os Demônios. Nessa imagem, o romance parece ter uma ordem maior e uma sequência de textos. Porém, ainda assim apresenta riscos, traços, blocos de textos e desenhos que deviam servir para ilustrar a imaginação do autor. Confira:

Related posts

Lançamento do livro “Améfrica” celebra resistência afroindígena e traça narrativas contra dominação colonial

Tiago Rogero e o “projeto Querino”: um olhar afrocentrado sobre a história do Brasil

”Ganhou um Nome Quando Atravessou o Mar”: um acervo de memórias da história judaica

Comentários estão fechados.

Add Comment