“Cartografias da Condição Juvenil”: livro revela medos, frustrações, desejos e projetos de futuro dos jovens

Entender a juventude é um dos grandes desafios da sociedade brasileira. Em uma idade de transição entre a infância e a vida adulta, muito se pergunta sobre os direitos que devem ser garantidos para que jovens atinjam a maturidade de modo a desenvolver seus potenciais. Esta é a proposta do livro de Rosane Castilho.

Cartografias da Condição Juvenil é uma obra que reúne produções resultantes de uma longa trajetória de pesquisa com e sobre jovens. Um denso e abrangente capítulo teórico sobre a temática introduz o livro, possibilitando um novo olhar acerca dos discursos que compõem o imaginário sobre a juventude, além de duas entrevistas com pesquisadores do campo.

Os resultados de investigações que a autora realizou em diversos países – Brasil, Argentina, Portugal, Espanha e México – ao longo de uma década, ampliam os mais recentes estudos sobre a juventude, por meio de pesquisas de campo em escolas, que possibilitaram aferir de perto frustrações, medo, desejos e projetos de futuro dos jovens. A reflexão madura apresentada nessa obra já em segunda edição, revela-se de grande interesse não só para profissionais que lidam com a juventude, mas também para formuladores de políticas públicas.

Para comprar o livro, acesse aqui!

Sobre a autora:

Rosane Castilho é escritora, professora e doutorado pelo campus metropolitano na Universidade Estadual de Goiás

Related posts

De “guerras individuais e feridas que não se fecham” se faz ‘Hum’, diz Samir Mesquita

“Deus é o não-dito”: o silêncio luminoso de John Berger em “O toldo vermelho de Bolonha”

O cão na matilha de lobos: Javert e a traição de classes