Gênesis: conheça a incrível obra do fotógrafo Sebastião Salgado

Sebastião Salgado é um dos nomes mais expressivos no campo da fotografia. É Natural de Aimorés, Minas Gerais, e formado em Economia. A partir de 1973, passou a se dedicar aos registros fotográficos. Trabalhou para a imprensa internacional, ganhou vários prêmios por reportagens fotográficas e participou de diversas exposições. Na década de 90, junto com sua esposa, Lélia Wanick, iniciou um projeto de recuperação de uma propriedade intensamente degradada, que atualmente abriga o Instituto Terra. Foi esse projeto que impulsionou a expedição fotográfica, originando o livro Gênesis.
Após a realização dos trabalhos que ficaram conhecidos mundialmente, “Trabalhadores” (1996) e “Êxodos” (2000), Sebastião Salgado iniciou “Gênesis”, publicado em 2013. Esse trabalho, realizado entre 2004 e 2012, levou 8 anos para ser concluído e contou com mais de 30 viagens ao redor do mundo para buscar imagens de lugares intocáveis. Os registros retratam montanhas, desertos, oceanos, animais, pessoas, além da relação entre o homem e a natureza. O resultado foi uma obra que reúne mais de 500 fotos surpreendentes, mesclando as diversas tonalidades entre o preto e o branco. Gênesis é uma homenagem de Salgado à natureza ou, como ele mesmo diz, “minha carta de amor para o planeta”.

Nesse trecho de uma entrevista, Salgado faz uma importante reflexão sobre a exploração da natureza e a importância da preservação do meio ambiente:

“A humanidade é uma espécie sem saída. Não somos uma espécie sustentável, destruímos tudo à nossa volta ao ponto de haver lugares onde já não é possível viver por causa da nossa destruição. A única espécie realmente predadora somos nós. Quando terminei Migrações não acreditava na espécie humana, como não acredito até hoje. Fiquei desesperado, porque os humanos eram a minha única referência. Mas depois, quando comecei a replantar uma floresta na nossa quinta no Brasil (Vale do Rio Doce, Aimorés), quando decidimos fundar o Instituto Terra e depois da concretização de Gênesis comecei a viver em paz. Compreendi que se a nossa espécie desaparecer, sobreviverão muitas outras, a das formigas, a dos camaleões, a dos rinocerontes… São espécies tão importantes como a nossa. […] Se não mudarmos o nosso comportamento em relação à natureza, vamos desaparecer. E o certo é que não estamos mudando esse comportamento, pelo contrário, estamos usando cada vez mais espaços que não são os nossos. Mas, hoje, vivo em paz porque me aproximei tanto da natureza que me tornei natureza.” – Sebastião Salgado, em entrevista a Sérgio B. Gomes | Público. 26.3.2015.

 

Confira algumas imagens:

Sebastião Salgado | ©Amazonas images – ‘Gênesis’: Vista da confluência do Colorado e do Little Colorado, a partir do território dos navajos, no Parque Nacional do Grand Canyon, Arizona, EUA, em abril de 2010.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – ‘Gênesis’: Iceberg entre a ilha Paulet e as ilhas Shetland do Sul no mar Weddell, na península Antártida, em 2005.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – ‘Gênesis’: Filhotes de elefante marinho na baía de Saint Andrews. Geórgia do Sul, 2009.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – ‘Gênesis’: Perseguidos por caçadores furtivos na Zâmbia, os elefantes (Loxodonta africana) têm medo dos homens e dos veículos, e geralmente, entram rapidamente no mato, assustados. Parque Nacional de Kafue, Zâmbia, 2010.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – Leões-marinhos (Zalophus californianus) em Cerro Brujo, na Ilha de São Cristóvão. Leões-marinhos são comuns em todas as ilhas que têm praias arenosas, mas, na verdade, eles estão por toda parte. Galápagos, no Equador, em 2004.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – Um iguana-marinho (Amblyrhynchus cristatus) junto a um atobá-grande (Sula dactylatra) em Punta Suarez, na Ilha Espanhola. Os iguanas-marinhos são bem especiais, eles são grandes (até 1,20 m) e têm uma cor brilhante. Galápagos, Equador, 2004.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – Tartaruga-gigante-das-galápagos na orla da cratera do vulcão Alcedo, na Ilha Isabela. Podem pesar até 250 quilos e viver mais de 150 anos. Galápagos, Equador, em 2004.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – ‘Gênesis’: Pinguins-de-barbicha (Pygoscelis antarctica) sobre icebergs localizados entre as ilhas Zavodovski e Visokoi, nas Ilhas Sandwich do Sul, em 2009.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – ‘Gênesis’: Teureum, sikeirei (xamã) e chefe de clã da tribo Mentawai. Este xamã está preparando um filtro para o sagu, a partir das folhas do próprio saguzeiro. Ilha Siberut, Sumatra Ocidental. Indonésia, 2008.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – ‘Gênesis’: No Alto Xingu, Mato Grosso, índios waurá pescam na lagoa Piyulaga, perto da sua aldeia. Mato Grosso, Brasil, 2005.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – ‘Gênesis’: Quando o clima é particularmente hostil, os nenets e suas renas podem passar vários dias no mesmo lugar. Norte do Golfo de Ob, dentro do círculo ártico, na península de Yamal, na Sibéria, Rússia, em 2011.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – ‘Gênesis’: Quando o clima é particularmente hostil, os Nenets e suas renas podem passar vários dias no mesmo lugar. Norte do Golfo de Ob, dentro do círculo ártico, na península de Yamal, na Sibéria, Rússia, em 2011.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images – ‘Gênesis’: Grandes dunas entre Albrg e Tin Merzouga, Tadrart, no sul de Djanet, Argélia, em 2009.
Sebastião Salgado | ©Amazonas images: O Lado Oriental de Brooks Range, Arctic National Wildlife Refuge, Alasca, EUA, 2009.
Sebastião Salgado, ©Amazonas images – ‘Gênesis’: Norte da Etiópia, 2008.
Sebastião Salgado, ©Amazonas images – ‘Gênesis’: Norte da Etiópia, 2008.
Sebastião Salgado, ©Amazonas images – ‘Gênesis’ – Árvores baobá (Adansonia rubrostipa) numa ‘ilha cogumelo’ na baía de Moramba. Madagascar. 2010.

Fontes:
Revista
Uol

Related posts

Como a cidade de Veneza foi construida?

“Menino do vício”: ex-dependente químico compartilha nas redes como os livros ajudaram na sua luta contra as drogas

A importância da proteção ao consumidor em compras online

1 comentário

8 livros para relembrar Sebastião Salgado - JornalNota 28 de junho de 2025 - 23:58
[…] Leia também: Gênesis: conheça a incrível obra do fotógrafo Sebastião Salgado […]

Comentários estão fechados.

Add Comment