Quentin Tarantino anuncia aposentadoria do cinema para se tornar escritor

Diretor vai lançar último filme e depois vai se dedicar somente a escrever

Uma notícia abalou todos os cinéfilos de plantão no dia de hoje: o diretor de Pulp Fiction e Kill Bill, Quentin Tarantino anunciou sua aposentadoria dos cinemas. O cineasta, que acaba de lançar a romantização de ‘Era Uma Vez em… Hollywood’, reiterou que só terá dez títulos na filmografia.

Em entrevista à Folha, ele reafirmou o desejo de se aposentar do cinema, mas não agora. Ele disse que é à literatura que ele pretende se dedicar depois disso, tanto com ficções quanto com livros não ficcionais. “Isso é algo que eu gostaria muito de fazer, experimentar com os livros”, disse, em conversa por telefone.

Perguntado se, nos livros, ele conseguirá ter o mesmo impacto que tem nos filmes, ele disse que foi nos livros que viu as coisas mais violentas que presenciou na arte.

Provavelmente as coisas mais violentas que eu já vi foram em livros, principalmente em romances de faroeste ou de terror. Quando o autor faz um bom trabalho descrevendo o que acontece, é tipo ‘puta merda’. Quando você vê um filme, você se pergunta o tempo inteiro como aquelas coisas são feitas. Mas, lendo um livro, seu cérebro faz todo o trabalho —é o único lugar onde os efeitos especiais funcionam perfeitamente”, disse.

A adaptação de Era uma vez em Hollywood…, que começa em um enorme diálogo sobre a própria produção, é o primeiro livro de Tarantino, que assinou um contrato para um par de publicações com a americana HarperCollins. O próximo projeto, “Cinema Speculation”, conta, não será ficcional. Segundo a Folha, ele pretende se debruçar sobre o cinema dos anos 1970 e dividir com os leitores reflexões, opiniões e curiosidades sobre a produção do período, tudo pelo olhar de “um dos diretores mais celebrados do cinema e o seu mais devoto fã”, anunciou a editora.

Veja a entrevista completa aqui!

Related posts

“Menino do vício”: ex-dependente químico compartilha nas redes como os livros ajudaram na sua luta contra as drogas

A importância da proteção ao consumidor em compras online

Grazi Massafera mostra o pai lendo um livro pela primeira vez