Biblioteca Nacional vai digitalizar 50 mil livros raros em parceria com o Google

Falta bater o martelo, mas as negociações já estão bastante avançadas

Essa notícia talvez seja a mais importante dos últimos anos para quem ama livros. A Biblioteca Nacional, a maior biblioteca do Brasil, está negociando com o Google a digitalização de grande parte de seu acervo raro. No total, o acervo da biblioteca tem mais de 50 mil livros, a maioria dele raros reunidos nesses duzentos anos da instituição. A ideia é disponibilizar os títulos na plataforma Google Livros, que já tem, por exemplo, convênios parecidos com estatais pelo mundo, como a Biblioteca Britânica e a Biblioteca Pública de Nova York.

Segunda matéria publicada pela Veja, há ainda algumas divergências entre as partes em relação principalmente a quantidade de obras que farão parte do acordo. Uma coisa, porém já pode ser confirmada: a Biblioteca Nacional só digitalizará obras que já se encontram em domínio público. Atualmente, a entidade tem em formato digital mais de 2 milhões de itens abertos para consulta do público, entre documentos históricos e livros.

Imagina ter mais 50 mil livros disponíveis pra gente ver de casa?

Veja a matéria completa aqui!

Related posts

O Cochilo de Deus:  Raïssa Lettiére retrata  família em momentos históricos diferentes após “cochilo” de Deus

“O Cordeiro e os pecados dividindo o pão”: Milena Martins Moura resgata a tradição judaico-cristã pelo viés do prazer da mulher

“O que sei de você”, de Éric Chacour, retrata romance entre dois homens no Egito da década de 1980