Desde que George Orwell, pseudônimo do escritor Eric Arthur Blair, escreveu a sua obra que, em inglês, recebeu o nome “Animal Farm: A fairy Story” que o livro vem causando um grande rebuliço. Escrita em 1943, mas só publicada em 1945, a obra só chegou no Brasil em tradução depois de vinte anos, exatamente em 1964, ano em que se consolida o golpe militar no Brasil.
Com uma ditadura concretizada, o livro recebeu o título A Revolução dos Bichos: um Conto de Fadas. Em 2020, o livro entrou em polêmica com uma nova tradução que buscou tirar o “o ranço anticomunista” do livro.
Algumas dessas traduções, deu ao livro o nome A Fazenda dos Animais, seguindo a tradução literal do inglês. A gente, inclusive, fez uma resenha do livro. Veja aqui:
A obra, repleta de humor e ironia, está disponibilizada agora GRATUITAMENTE na voz de Fábio Porchat, lançado pela Toca Livros, e, em entrevista ao Estadão, falou sobre a sua relação com o livro. Na entrevista, ele disse:
“Eu nunca tinha lido em voz alta. É muito emocionante. Quando a gente vê a frase: ‘todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros’, é uma porrada muito grande, porque a realidade é essa. Se a gente for falar desse Brasil racista, homofóbico, machista, somos todos iguais aonde?
Fábio tem razão, não?
Veja um trechinho no Youtube do Estadão aqui: