Netas da autora Carolina de Jesus criaram perfil no instagram para dar visibilidade às dificuldades financeiras pelas quais passam e reivindicar reconhecimento enquanto netas da escritora.
A escritora Carolina Maria de Jesus, conhecida por seu “Quarto de Despejo – diário de uma favelada”, é uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX. Sua obra relata o dia a dia da fome e da miséria na Favela do Canindé, em São Paulo, para onde foi após deixar a cidade de Sacramento, em Minas Gerais, onde nasceu.
Apesar do sucesso da obra, que cada vez mais tem ganhado notoriedade e espaço como um marco da literatura nacional, Carolina de Jesus terminou a vida ainda passando por uma série de dificuldades financeiras.
Carolina teve três filhos – Vera Eunice de Jesus, José Carlos de Jesus e João José de Jesus. João morreu pouco depois da mãe, sem deixar herdeiros. Vera Eunice, a única filha viva da autora, é a principal responsável por gerir o nome e a obra da mãe. José Carlos faleceu em 2016, deixando 4 filhas que, hoje, vivem uma vida parecida com a da avó.
Liliam, Adriana, Elisa e Eliane lutam, cada uma de uma forma, contra a pobreza. Envolvidas em uma série de disputas judiciais em torno da obra da avó, Liliam vive de bicos, Adriana depende em grande parte de doações e Elisa conta com a renda de seu companheiro para sustentar a casa. Em reportagem da Folha, Adriana diz que ela e as irmãs vivem a vida da avó, “em outros lugares” mas “com as mesmas dificuldades”.
As netas se uniram e criaram um perfil no Instagram, o @netascarolinadejesus, espaço para dividirem suas histórias e reivindicarem reconhecimento como netas da escritoras. Confira o Instagram:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Carolina Maria de Jesus (@netascarolinadejesus)
Veja aqui uma resenha do livro Diário de Bitita, que conta a vida de Carolina antes de sua ida para a favela do Canindé:
Comentários estão fechados.
Add Comment