Biblioteca Parque de Niterói homenageia a escritora Carolina de Jesus, por ocasião do aniversário de nascimento da artista

A Biblioteca Parque de Niterói, em homenagem a Carolina de Jesus – considerada uma das mais importantes escritoras do país – oferece, no dia do aniversário de nascimento da artista, 14 de março, duas programações virtuais: vídeo da cantora Girlei Barbosa, em tributo a Carolina, às 11h, nas redes @bibliotecaniteroi; e conversa com a pesquisadora e professora Sirlene Barbosa, mediada pela Diretora de Cidadania, Diversidade e Territórios da Fundação de Arte de Niterói, Roberta Martins, às 14h, no Google Meet, com inscrição pelo link http://bit.ly/BPNBatepapo1. Lançamento de clipe e bate-papo aberto ao público fazem parte da programação virtual.

A iniciativa marca também a concessão recente à escritora do título de Doutora Honoris Causa da UFRJ. Carolina Maria de Jesus foi também uma compositora e poetisa brasileira, conhecida por seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado no ano de 1960.

Sirlene é doutoranda em Educação pela PUC-SP e professora de língua portuguesa. É coautora da história em quadrinhos “Carolina”, lançada em 2016 pela editora Veneta.  

João Pinheiro e Sirlene Barbosa contam, nesta HQ, a história da escritora Carolina Maria de Jesus, narrando o cotidiano da autora na favela do Canindé, passando pela infância pobre da escritora em Minas Gerais, a vida sofrida em São Paulo, a fama, as ilusões, as decepções e o esquecimento.

Capa da HQ Carolina

A HQ Carolina foi indicada ao prêmio Jabuti, em 2017, como uma das melhores histórias em quadrinhos do ano; aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático Literário (2019). Recebeu o prêmio especial do Festival de Quadrinhos de Angoulême, o principal evento dedicado às HQs na Europa e um dos mais importantes festivais de quadrinhos do mundo.

Girlei Luiza Miranda nasceu em São Paulo. É percussionista, cantora e compositora. Uma das fundadoras do grupo afro Ilú Obá De Min. Os tambores sempre foram a paixão da artista. Também contadora de histórias e cantora popular, Girlei, conhecida como Gigi, dedicou a maior parte da sua vida à arte. Para esta ocasião, ela preparou um clipe especial em homenagem a Carolina de Jesus. 

Serviço:

Homenagem a Carolina de Jeseus, promovida pela Biblioteca Parque de Niterói

Data: 14 de março, domingo

– lançamentodovídeo da cantora Girlei Barbosa

Horário: 11h

Onde: facebook e instagram @bibliotecaniteroi

– Conversa aberta ao público com a pesquisadora e professora, Sirlene Barbosa, mediada pela Diretora de Cidadania, Diversidade e Territórios da Fundação de Arte de Niterói, Roberta Martins

Horário: 14h

Onde: Google Meet – inscrição pelo link http://bit.ly/BPNBatepapo1

Related posts

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza

Conceição Evaristo publica dissertação de mestrado inédita sobre literatura negra em que surgem esboços das “escrevivências”

Leci Brandão se torna a primeira mulher negra a receber o título de Doutora Honoris Causa pela UFSCar