O artista urbano Eduardo Kobra, conhecido por seus trabalhos no país e no exterior, criou um mural inspirado em obras literárias no Colégio Ser! em Sorocaba, São Paulo.
Com 22 metros de altura e 11 metros de largura, o painel tem a representação de seis prateleiras com aproximadamente 250 livros e um menino subindo a escada à procura de um livro. Com cores vibrantes e detalhes realistas, o trabalho destaca a importância da literatura e tem o objetivo de estimular o hábito da leitura.
Essa obra contou também com a interação do público pela primeira vez. Os internautas sugeriram obras literárias que não poderiam faltar na estante e recebeu mais de 4.000 indicações de títulos nacionais.
Para isso, o artista questionou o público no Instagram: “De acordo com a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil‘, o país perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Isso não é nada bom: já somos um povo que lê pouco e os números indicam que esse hábito está diminuindo. Atualmente, apenas 52% da população brasileira têm o costume de ler. Estou preparando um painel para destacar a importância dos livros, das obras da literatura brasileira. Quero sua ajuda para saber quais livros devo destacar. Comente aqui: qual seu livro brasileiro favorito? Qual obra mais marcou sua infância? Vamos fazer esse mural juntos?”
Os 150 livros mais indicados foram colocados no mural, estão entre alguns autores: José de Alencar, Clarice Lispector, Machado de Assis e Guimarães Rosa.
Eduardo Kobra tem obras espalhadas por diversos países. Figuras famosas como Anne Frank, Mário Quintana, Ayrton Senna, Malala Yousafzai e outras já foram retratadas por ele. Além disso, está no livro dos recordes com o maior mural do mundo com mais de 5.000 m², feito em uma fábrica de chocolate, na rodovia Castello Branco, em São Paulo.