Com intuito de preservar e difundir a cultura e o conhecimento da etnia Rikbaktsa, foi inaugurada a BibliÓca, primeira biblioteca com temática do indígena. Ela está localizada em Mato Grosso, no distrito de Fontanillas, em Juína, a 735 km de Cuiabá.
O projeto foi realizado em parceria com várias instituições e colaboradores como a Prefeitura de Juína, a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e a comunidade indígena. A instalação foi feita pelos próprios indígenas com o auxílio do curso de arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O nome é uma homenagem à liderança Rikbaktsa, Nelson Mutzie, que estava envolvido na construção da biblioteca, mas foi vítima da Covid-19 recentemente.
O espaço concentra materiais especializados como publicações e pesquisas em temas dos povos indígenas do Brasil e pretende expandir o acervo futuramente. Há também temáticas que englobam a política e a questão ambiental, além de dicionários e livros na língua Rikbaktsa.
A BibliÓca, que integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, conta com uma galeria de memórias do povo Rikbaktsa, redário literário, laboratório de informática com acesso à internet e comercialização de artesanatos.
A visita é gratuita e aberta ao público. O local é referência para quem quer ter contato e conhecer a cultura indígena, principalmente, a história do povo Rikbaktsa.