Bailarina com Alzheimer ouve Tchaikovsky e se lembra de passos no palco em vídeo emocionante

Marta Cinta González Saldaña foi uma bailarina espanhola, mais conhecida pelo seu nome artístico Marta Cinta. Falecida em 2019, conviveu duramente com a perda de memória derivada da Alzheimer.

Durante esse período, a ONG espanhol Música para despertar, que promove a musicoterapia para pessoas que sofrem de perda de memória, demência e doença de Alzheimer, trabalhou com a bailarina. No vídeo emocionante, os membros da ONG organizaram uma sessão com a música O lago dos cisnes, de Tchaikovsky, um momento emocionante agora eternizado em vídeo.

ATENÇÃO:

É necessário pontuar que a apresentação de “O lago dos cisnes” inserida no vídeo não mostra a falecida bailarina espanhola, mas sim uma gravação de 2010 de Uliana Lopatkina, bailarina russa, que pode ser assistida aqui.

O vídeo de Marta tornou-se viral e prolifera a informação de que ela teria sido primeira bailarina do Ballet de Nova Iorque nos anos 1960. Porém, a organização da NPR verificou que não há registro de uma bailarina com esse nome na história da companhia. A reportagem completa pode ser verificada aqui.

Apesar disso, o que o vídeo demonstra verdadeiramente é a reação emocionada de uma ex-bailarina que consegue manter viva a memória graças ao poder da música e merece ser visto por todos.

Related posts

“Retratos da Leitura no Brasil”: Pesquisa revela que o brasileiro lê cada vez menos

17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!

Consciência Negra: conheça artistas que celebram a cultura, a arte e a luta por um Brasil mais justo