Culto ancestral aos felinos? Figura em formato de gato é encontrada no Peru

Geoglifos são grandes figuras feitas no chão. Ocorrências de geoglifos são famosas principalmente no deserto de Nazca, no Peru, e na floresta amazônica no Brasil. Apesar do desconhecimento sobre a origem precisa dessas figuras, sabe-se que datam de milênios.

Acabou de ser descoberta por arqueólogos uma nova figura, no complexo das Linhas de Nazca, conjunto de desenhos milenares considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO: um (aparente) gato, que data mais de 2 mil anos.

Com mais de 37 metros de comprimento, a figura foi descoberta por acaso. Segundo o governo peruano, trabalhadores de uma construção de uma plataforma de observação na região notaram que havia algumas linhas apagadas num monte. A partir de um trabalho de limpeza e de restauração, perceberam-se as linhas de quase 40 centímetros de largura construíam um felino gigante.

Geoglifos são comuns na região de Nazca

Apesar da grandiosidade da figura, os cientistas acreditam que ela foi feita somente cavando o solo para evidenciar as camadas do solo de coloração diferente. O bichano foi provavelmente desenhado por representantes da cultura Paracas, que precedeu os Nazca, povos locais que deixaram essas marcas entre 500 a.C e 500 d.C.

A representação de felinos já havia sido identificada em outros artefatos dos Paracas, e os geoglifos possivelmente foram realizados por motivações religiosas (num ponto em que os pesquisadores discordam).

Fonte: https://super.abril.com.br/historia/figura-em-formato-de-gato-com-2-mil-anos-e-encontrada-no-peru/

Related posts

“Pecadores” (2025): a metáfora do vampiro para tratar da segregação racial negra nos Estados Unidos

Tela Brasil: Novo serviço de streaming gratuito visa popularizar produções do cinema nacional

Aos 90 anos, Adélia Prado sofre queda em casa, passa por cirurgia e está internada em Divinópolis